Série B do Campeonato Baiano terá homônimos de Botafogo, Flamengo e Fluminense

Em 2015, o Flamengo de Guanambi foi campeão da série B do Campeonato Baiano

Três dos doze times confirmados na Série B do Campeonato Baiano de 2022 são homônimos de clubes famosos do futebol carioca – Botafogo Bonfinense, Flamengo de Guanambi e Fluminense de Feira.

Se eles conseguirem acesso, poderão reeditar clássicos com outros times da série A que também são homônimos de grandes clubes, como o Bahia de Feira, o Atlético de Alagoinhas e o até o Barcelona de Ilhéus.

A competição ainda não teve seu calendário definido, mas se sabe que duas equipes subirão para a elite do futebol baiano em 2023. Além dos três ‘xarás’ de grandes times do futebol nacional, Canaã, Feirense, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinese, Jequié e Juazeiro estarão na disputa.

Desde 2017, apenas uma equipe sobe à primeira divisão pela Série B. O último time a conquistar o acesso foi o Barcelona de Ilhéus, atual quarto colocado do atual campeonato faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase. Na competição pelo acesso em 2021, apenas seis equipes se inscreveram.

Este ano, para atrair mais clubes na disputa, A Federação Bahiana de Futebol (FBF) decidiu garantir o acesso de clubes caso o número de inscritos passasse de dez.

Possíveis rebaixados em 2022

Na Série A, cinco equipes ainda correm risco de rebaixamento a uma rodada do fim da primeira fase. Bahia, com 10 pontos, Doce Mel  e Vitória da Conquista, com 7, dependem apenas dos próprios desempenhos para se salvarem.

O Bahia vai receber o Vitória da Conquista na Fonte Nova e quem perder poderá ser rebaixado a depender da combinação de resultados. Já o Doce Mel vai receber o Barcelona que ocupa a quarta colocação e sonha em conseguir uma vaga na semifinal em sua primeira participação após vencer a série B no ano passado.

Por fim, Unirb, com 7 pontos, e Juazeirense, com 6, farão a partida dos desesperados e o empate pode levar as duas equipes ao rebaixamento a depender da combinação de resultados.

Todas as partidas da última rodada da primeira fase com Campeonato  Baiano serão realizadas nesta quarta-feira (16).

Veja mais sobre os homônimos famosos na Série B do Campeonato Baiano

Botafogo Bonfinense Sport Club

O Botafogo baiano na disputa da competição tem as cores vermelho e branco, inspirado nas mesma cores do Corpo de Bombeiros, uma vez que o clube foi fundado em Salvador, por um sargento da corporação, em 1914.

Em 107 anos de história, o Botafogo Bonfinense Sport Club é o quarto maior campeão estadual, com sete títulos conquistados entre 1919 e 1938. A agremiação teve alguns períodos de inatividade durante a sua história. O maior ocorreu quando o clube fechou seu departamento de futebol em 1990, vindo a ser reaberto apenas em 2011, com a volta do time à segunda divisão estadual.

No primeiro ano após o retorno, a equipe não conseguiu se classificar para a segunda fase, no entanto, no ano seguinte, o clube voltou a ser campeão de uma competição oficial após 74 anos, acessando novamente a elite do futebol baiano. O Botafogo disputou a primeira divisão em 2013 e 2014, no entanto, foi rebaixado e voltou a um novo período de inatividade.

Foto mostra uma imagem aérea do Estádio de Senhor do Bonfim
Botafogo Bonfinense manda suas partidas no Estádio Municipal Pedro Amorim, com capacidade para 6 mil pessoas – Foto: panoramio.com by skuhin

A volta ao profissionalismo ocorreu na Série B de 2021, quando a equipe chegou à final da competição, mas foi derrotada pelo Barcelona de Ilhéus, que ficou com o troféu e com a única vaga na Série A de 2022.

Somente no Brasil, mais de 50 times profissionais têm a palavra Botafogo em seus nomes oficiais.

Flamengo de Guanambi

O Clube Esportivo Flamengo de Guanambi também confirmou a volta ao futebol profissional. A equipe fundada em 2009 tem as mesmas cores rubro-negras do time carioca e o nome foi uma homenagem dos fundadores.

A equipe disputou sua primeira competição oficial em 2013, quando ficou na terceira colocação da série B. No ano seguinte, repetiu o feito da estreia. Já em 2015, conquistou o primeiro título de sua história e conseguiu o acesso à primeira divisão.

No primeiro ano na Série A, o Flamengo de Guanambi conseguiu se classificar para as quartas-de-finais da competição e venceu o Vitória no jogo de ida, no Estádio Dois de Julho por 1 a 0. Já no jogo de volta, o Vitória fez 3 a 0 na Arena Fonte Nova e eliminou o time do campeonato.

Os jogos do Flamengo de Guanambi como mandante são realizados no Estádio Municipal Dois de Julho, com capacidade para 5 mil torcedores – Foto: Victor Boa Sorte

Em 2017, o time não conseguiu o mesmo rendimento e acabou rebaixado. Desde então, não entrou em campo novamente e o futebol permaneceu desativado. No ano passado, uma nova diretoria foi eleita o o clube anunciou sua intenção de voltar aos gramados.

Além do famoso Clube de Regatas Flamengo e do Clube Esportivo Flamengo de Guanambi, outras onze equipes profissionais do país usam este mesmo nome.

Fluminense de Feira

O Fluminense de Feira Futebol Clube existe desde o ano de 1941 e foi fundado na cidade de Feria de Santana. O escudo e as cores são idênticos aos do xará mais famoso.

Conhecido como Touro do Sertão, Além de duas vezes campeão estadual, em 1963 e 1969, o clube já foi campeão da Taça Governador do Estado, em 1998, vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série C, em 1992 e vice-campeão da Copa do Nordeste, em 2003.

Estas façanhas ao logo de sua história fazem do clube o primeiro campeão baiano do interior do estado, o primeiro clube do interior a disputar uma Copa do Brasil e finais da Copa do Nordeste e da Série C do Campeonato Brasileiro.

Estádio Joia da Princesa é a casa do Fluminense de Feira com capacidade para 16 mil torcedores – Foto: A.WagnerC

Em 2022, a equipe volta a disputar a série de acesso após ser única rebaixada na Série A de 2021, com apenas uma vitória e três empates em nove, partidas disputadas.

São mais de 30 times em todo o país com o nome fluminense

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile