Religião

Missa de um ano do falecimento de Herzem Gusmão será celebrada nesta sexta, na Igreja Santa Dulce, em Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

A missa de um ano do falecimento do ex-prefeito Herzem Gusmão será realizada nestas sexta-feira (18), na Igreja Santa Dulce, às 17h, em Vitória da Conquista.

O radialista e político morreu aos 72 anos, no dia 18 de março de 2021, em decorrência das complicações da Covid-19, após ficar internado por quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista destacou que Herzem Gusmão foi eleito pela primeira vez em 2016, tendo como vice-prefeita Irma Lemos, e durante quatro anos trabalhou intensamente pela melhoria da qualidade de vida dos conquistenses, com ações marcantes nas áreas de saúde, educação, esporte, desenvolvimento social, urbano e rural, meio ambiente, mobilidade urbana e serviços públicos.

A nota ressalta que entre as marcas da sua administração estão a Avenida José Pedral Sampaio e a reforma da Avenida Olívia Flores, além da pavimentação e drenagem de bairros inteiros, especialmente na periferia.

"Graças a um projeto inovador, em 2019, a meta do Ideb definida pelo Ministério da Educação para os anos iniciais era de 5,2 e a Rede Municipal de Educação alcançou 5,6 (nota acima, inclusive, da projetada para 2021). Já para os anos finais, a meta era 4,4 e o município alcançou 4,6 (nota projetada para 2021). Também na Assistência Social, Herzem Gusmão fez questão de revitalizar o Programa Municipal de Habitação, priorizando, durante seus primeiros quatros anos de governo, as ações de regularização fundiária, com a tão sonhada entrega das escrituras dos lotes", destacou a prefeitura em seu site oficial.

Veja mais o que diz a homenagem da Prefeitura de Vitória da Conquista a Herzem Gusmão

Um dos sonhos de Herzem era atender um desejo antigo da população e entregar a Vitória da Conquista uma nova estação de ônibus, moderna, em substituição ao antigo terminal, que já tinha mais de 30 anos de existência. O projeto se concretizou em junho do ano passado, quando foi entregue a Estação que recebeu o nome do ex-prefeito, homenagem feita por meio de lei aprovada pelos 21 vereadores e sancionada pela prefeita Sheila Lemos.

O compromisso com o município e com a população que ele tanto amava e o êxito da gestão foram reconhecidos nas eleições de 2020, quando Herzem Gusmão, tendo como vice a atual prefeita Sheila Lemos, foi reeleito com 54,71% dos votos válidos. Em 7 de dezembro do mesmo ano, foi diagnosticado com Covid-19 e internado no dia 18. No dia 26 daquele mês ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, onde faleceu em 18 de março de 2021.

Durante toda esta semana, Herzem foi homenageado com manifestações de saudade de vários setores da sociedade e nesta sexta-feira ele será homenageado com uma missa na Igreja Santa Dulce, que ele ajudou a erguer.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Manutenção em equipamentos diminui oferta de água em Vitória da Conquista e Belo Campo

Uma manutenção emergencial nos equipamentos eletromecânicos da estação de tratamento de água diminuiu o ritmo…

Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador sediam encontros de formação do Selo Unicef

Equipes municipais de 236 municípios baianos estão se reunindo com representantes do Fundo das Nações…

Sebrae oferece consultoria gratuitas para pequenos negócios em Brumado, Guanambi, Jequié e mais três cidades

Os empresários de micro e pequenos negócios do sudoeste baiano podem ter acesso a consultorias…

Neoenergia coelba removeu 21 toneladas de fios e 369 caixas de internet instalados irregularmente em Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Neoenergia Coelba realizou, na última semana, uma operação especial com foco na remoção de…

Uesb abre seleção para Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores

Entre os dias 1° e 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para a seleção…

Motociclista perdeu parte da perna após acidente em Guanambi

Um motociclista de 24 anos ficou ferido com gravidade após um acidente na Av. Prisco…