29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Reservatório de Sobradinho deve chegar a 100% de volume último em 1º de abril

Mais Lidas

O reservatório da Usina Hidroelétrica de Sobradinho deve chegar a 100% de seu volume nesta sexta-feira (1º). A informação foi divulgada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) após análise técnica feita pela Companhia, nesta segunda-feira (28).

De acordo com a estatal, a vazão de saída do reservatório permanecerá em 3.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) até nova avaliação, visando a recuperação do nível no reservatório de Itaparica. Atualmente, o reservatório de Sobradinho se encontra com 98,91% de sua capacidade.

A Usina de Xingó, por sua vez, terá a vazão reduzida dos atuais 2.000 m³/s – que permanecerá neste patamar nos dias úteis – para 1.500 m³/s, em finais de semana e feriados, em virtude do processo de otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Ainda segundo a Chesf, o controle das vazões na Bacia do Velho Chico vai assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro. “Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, explicou João Henrique Franklin, diretor de Operação da Companhia.

A situação hidrológica no Rio São Francisco é permanentemente monitorada pela Chesf, que pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Companhia reforçou o pedido de atenção para a importância da não se ocupar as áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.

Três Marias

Localizada na região Central Mineira, a Hidroelétrica de Três Marias, de responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), está com quase 95% de sua capacidade. As comportas da usina também ficaram abertas por aproximadamente 60 dias por conta da cheia do rio São Francisco.

Veja também:

https://agenciasertao.com.br/2022/03/29/pescador-fisgou-surubim-de-40-quilos-no-rio-sao-francisco-na-bahia/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas