Plano de Estruturação do Ecossistema de Inovação foi entregue em Vitória da Conquista

Divulgação Sebrae

Na manhã desta sexta-feira (1º), o Sebrae, em parceria com a Fecomércio-BA, Fundação Certi e Hub Conquista, realizou a entrega do Plano de Estruturação do Ecossistema de Inovação de Vitória da Conquista. Também participaram do evento lideranças municipais e representantes de instituições de ensino e inovação.

O plano foi construído durante o segundo semestre de 2021, alicerçado em quatro workshops, que contaram com a presença de empresários, lideranças locais, representantes dos mecanismos de inovação, professores universitários representantes do poder público e associações. O objetivo foi desenvolver uma construção coletiva ouvindo todas as partes envolvidas no ecossistema.

Vitor Lopes, gerente de Projetos Especiais, Mercado e Internacionalização do Sebrae, destacou que o plano foi desenvolvido com diversos agentes locais.

“Nós tivemos um trabalho muito importante aqui e hoje entregamos o plano elaborado. A partir desse documento, esperamos, sobretudo, que as micro e pequenas empresas que querem inovar possam contar com esse apoio. É o Sebrae cumprindo seu papel de estimular, qualificar, trabalhar com gestão. E sabemos que inovação é fundamental”, relatou o gerente.

A coordenadora do Centro de Inovação da Fecomercio-Ba, Maria Medeiros, também esteve presente no evento. Para ela, esse é apenas o início de um trabalho que trará grandes resultados.

“É um filho que foi gestado com representantes de vários setores. A partir dos workshops desenvolvidos, foi criada uma governança que vai manter o compromisso de Vitória da Conquista firme. A Fecomércio-BA está aqui para reiterar esse compromisso e usar nossa capacidade de liderança e de articulação em rede, para fazer isso acontecer”, destacou a coordenadora.

A metodologia aplicada para a construção do plano foi desenvolvida pela Fundação Certi, parceira do projeto. Renan Hubert, coordenador de projetos da Fundação Certi, explica que essa metodologia foi criada para o Sebrae, em 2018, e, desde então, já foi aplicada em mais de 50 municípios brasileiros, incluindo Vitória da Conquista.

“É uma metodologia testada, validada e já tem cases de sucesso. Começamos os trabalhos em julho de 2021 e, ao longo desse processo, nós realizamos entrevistas com agentes locais e conseguimos identificar o que o município já tinha e o que estava faltando em relação à inovação”, apontou o coordenador.

Agora, o desafio dos agentes locais é colocar o plano de estruturação em prática. Para Vitor Dutra, coordenador do Hub Conquista, o próximo passo é dar forma às ações. “O nosso desafio é tirar tudo do papel e transformar em vida, transformar em realidade, arregaçar as mangas e colocar esse negócio para funcionar. Nós vamos transformar essa cidade e essa região como uma das mais inovadoras do Brasil”, concluiu o coordenador.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile