Região de Guanambi

Caetité tem programação festiva em comemoração aos 212 de emancipação política

Publicado por
Compartilhado

O município de Caetité está completando 212 anos de emancipação política e administrativa nesta terça-feira (5). Para comemorar a data, a prefeitura preparou uma programação festiva durante todo o dia.

Logo nas primeiras horas da manhã, fanfarras fizeram alvoradas pelas principais ruas da cidade. A tarde, a partir das 15h, haverá uma visita guiada aos patrimônios da praça. Às 16h, na Casa Anísio Teixeira, será realizado um Workshop sobre produção musical, e na sequência, às 17h, uma roda de conversa sobre mestres da música.

Assim que anoitecer, a programação vai para a Praça da Catedral, com apresentação do circo muamba às 17h30 e projeções de imagens na catedral a partir das 18h.

Finalizando as comemorações, a Banda Waldick’s fez um tributo a Waldick Soriano, filho ilustre de Caetité, a partir das 19h30, no anfiteatro da praça.

Ainda dentro das comemorações dos 212 anos de Caetité, está sendo realizado a primeira edição do concurso Comida de Buteco, que teve início na última sexta-feira (1°) e vai até o dia 30 de abril.

Um pouco da história de Caetité

Com pouco mais de 51 mil habitantes, Caetité é considera o berço cultural e educacional do Sertão Produtivo e ainda carrega consigo um grande patrimônio em seus casarões e na memória de filhos ilustres, como Anísio Teixeira,  Cezar Zama, Aristides Spínola, Nestor Duarte Guimarães, entre outros.

O nome Caetité tem origem na língua tupi, e significa “mata da pedra grande”. A palavra é formada pela junção dos termos ka’a (mata), itá (pedra) e eté (verdadeiro). É uma referência à formação rochosa a leste da cidade conhecida por “Pedra Redonda”.

O município começou a se formar no século XVII, como um núcleo de catequese, ao mesmo tempo em que fazendeiros criadores de gado se instalam na região, devido ao clima mais ameno e às fontes d’água nas serras da cidade.

Foi em 1810, com o desenvolvimento do lugarejo, que a população de Caetité se mobilizou, exigindo da Coroa Portuguesa a elevação da freguesia à categoria de vila, fato realizado em 5 de abril de 1810, quando é criada a Vila Nova do Príncipe e Santana do Caetité, desmembrada de Minas do Rio de Contas.

Caetité vem se tornando nas últimas décadas um polo produtor de energia renovável, eólica e solar, e também de mineração, desde a extração de ametistas, minério de ferro, até de urânio, material radioativo e de muito valor comercial.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 5 de abril de 2022 12:57

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Tag Caetité

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio