23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Com diminuição das chuvas na bacia do rio São Francisco, hidroelétrica de Sobradinho diminui vazão

Mais Lidas

Depois de quase três meses de rio São Francisco volumoso a partir de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, o nível começa a voltar ao seu patamar normal com a diminuição das chuvas e consequentemente da afluência do reservatório da Usina Hidroelétrica de Sobradinho.

Nesta segunda-feira (4), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) iniciou a diminuição da vazão defluente na barragem, de 3 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1,5 m³/s. As mudanças também ocorrem pela necessidade manutenção do volume de espera no reservatório de Itaparica.

A diminuição ocorre de forma gradual, com primeiro corte na defluência de 500 m³/s por dia até quarta-feira (6). Já em Xingó, serão praticadas vazões médias diárias 1.800 m³/s nos dias úteis, e 1.500 m³/s em finais de semana e feriados.

Segundo a Chesf, as vazões definidas se mantêm até nova avaliação, podendo ser alteradas em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do São Francisco e/ou em caso de atendimento às necessidades de geração para suprimento energético do Sistema Interligado Nacional (SIN), apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Caso as alterações na programação de defluências se configurem, serão previamente comunicadas, com o horizonte que as ferramentas disponíveis possibilitam.

100% da capacidade

O reservatório de Sobradinho chegou a 100% de seu volume útil na última sexta-feira (1º), após uma cheia histórica no rio São Francisco em Minas Gerais e na Bahia. O pico de afluência chegou a 6.230 m³/s no dia 16 de março. Desde então, a quantidade de água recebida tem caído e a diminuição da afluência visa equilibrar o volume.

Já o reservatório de Itaparica aumentou seu volume consideravelmente nos últimos 20 dias com o fim do vertimento após dois meses de vazão alta no Velho Chico. Nesta segunda-feira (5), o reservatório estava com 83,75%.

Veja também:

https://agenciasertao.com.br/2022/04/02/ribeirinhos-registram-mortandade-de-milhares-de-peixes-com-rebaixamento-do-rio-sao-francisco/

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas