30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista define implantação de faixa preferencial para ônibus na Siqueira Campos

Mais Lidas

Após o período de teste na Avenida Siqueira Campos, encerrado ontem (10), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) definiu pela implantação de uma faixa preferencial de ônibus ao invés da faixa exclusiva. A caracterização da faixa, com sinalização horizontal está em andamento e, em breve, será inserida a sinalização vertical com as orientações necessárias ao longo da via.

Com a faixa preferencial, os demais veículos, como carros e motocicletas também podem circular em qualquer uma das pistas da via, desde que não haja ônibus no tráfego. Ao avistar um veículo do transporte coletivo, os demais veículos devem se retirar da faixa e abrir passagem, sob pena de autuação.

Também estão permitidos embarque e desembarque de passageiros do transporte por aplicativo ou táxi, nas áreas determinadas, seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com a Semob, os testes mostraram que a implantação da faixa preferencial deu mais rapidez às viagens naquele trecho, por onde passam cerca de 14 mil pessoas que fazem uso do transporte coletivo.

“A mudança impacta positivamente no atendimento dos usuários, já que quanto mais rapidez no percurso mais viagens podem ser feitas, com mais conforto e segurança. E ainda contribui para redução dos custos do transportes e assegura a manutenção da passagem mais barata do Brasil”, diz nota da prefeitura

Estacionamentos

O decreto nº 21.836, publicado hoje no Diário Oficial do Município, oficializou a exclusão das vagas de estacionamento rotativo da Rua Siqueira Campos e criou vagas nas seguintes vias adjacentes: Rua Sinhazinha Santos, Rua João Pessoa, Avenida São Geraldo, Avenida Expedicionários, Praça Gil Moreira, Avenida Jonas Hortélio, Rua dos Andrades (da Travessa Sá Barreto à Rua Frei Egídio), Rua Nilo Peçanha (da Rua Santa Helena à Avenida Régis Pacheco), Rua Washington Luís (da Rua Santa Helena à Avenida Régis Pacheco), Rua Marta Vasconcelos, Praça Hercílio Lima e Travessa Otávio Santos.

A Semob e a empresa que explora a Zona Azul já estão trabalhando na demarcação dos espaços, que atenderão com folga a demanda dos comerciantes por estacionamento para os consumidores.  “É uma quantidade de vagas superior às vagas retiradas da Siqueira Campos. Não vai ter prejuízo nenhum para o usuários”, garantiu a secretária da Semob, Tônia Rocha.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas