Uma moradora de Bom Jesus da Lapa, no Vale São-Franciscano da Bahia, pode ser a pessoa mais idosa do mundo e entrar para o Guinness Book, o livro mundial dos recordes.
De acordo com o site Notícias da Lapa, a carteira de identidade de Maria Gomes do Reis indica que ele nasceu em 1900, por tanto, possui 121 anos.
A idade da idosa foi descoberta após ela passar mal e precisar de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A idade avançada chamou a atenção dos socorristas que prestaram o atendimento.
Ainda de acordo com o site, o secretário municipal de Turismo e Cultura de Bom Jesus da Lapa, Adson Pereira, visitou a senhora e seus familiares após saber de sua idade. Ele disse que vai buscar reunir a documentação exigida pelo Guinness para o reconhecimento da idosa como a pessoa mais velha do mundo.
De acordo com o Gerontology Research Group, grupo constituído por investigadores na área da gerontologia, formado em 1900, a pessoa mais velha do mundo registrado atualmente é a japonesa Kane Tanaka, nascida no Vilarejo de Wajiro, em 2 de janeiro de 1903.
Caso seja confirmada a idade de 121 de Maria Gomes, como indica a identidade, ela será considerada a pessoa mais idosa do mundo, superando a japonesa.