Anúncio
Cultura

Museu Pedagógico da Uesb está aberto para visitas e acesso à história em Vitória da Conquista

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Implantado em 1999, o Museu Pedagógico da Uesb – Casa Padre Palmeira é um espaço aberto à comunidade para difusão do conhecimento multidisciplinar. Em funcionamento de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, o Museu conta acervos especiais, fontes documentais de colégios extintos, exposições fixas, além de todo o conjunto de obras disponíveis na Biblioteca Albertina Lima Vasconcelos.

De acordo com a Uesb, na Biblioteca do Museu Pedagógico, é possível conferir livros e periódicos nas áreas da Educação, História, História da Educação, Filosofia, Literatura. Além disso, os interessados podem ter acesso a um conjunto de enciclopédias e títulos especiais na área da Educação, Psicanálise, História da Arte etc. Atualmente, são mais de cinco mil exemplares catalogados.

Anúncio

Os interessados em conhecer o espaço poderão realizar visitas guiadas individuais ou em pequenos grupos, sem necessidade de agendamento. Atualmente, o Museu conta, ainda, com três exposições temporárias: “A educação pública brasileira: memória, história, utopias e distopias” e “100 anos da Internacional Comunista”, ambas do artista plástico Edmilson Santana em parceria com os Grupos de Pesquisa do próprio Museu; além de “As evidências da Ditadura Militar”, com registros fotográficos de Evandro Teixeira.

Pesquisa e inserção nacional

Além dessas possibilidades, o Museu Pedagógico da Uesb reúne uma série de grupos de pesquisa, dedicados a estudar temáticas como a Memória e a História da Educação, a partir de enfoques interdisciplinares. A lista completa de cada um desses grupos, bem como outras informações a respeito da produção científica do espaço podem ser acessadas no site do Museu.

Parte de suas atividades anuais, o Museu integra, também, a programação da Semana Nacional de Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana. A iniciativa visa mobilizar os museus brasileiros em torno da execução de programações especiais, sempre voltadas para uma temática definida dentro desse contexto. A próxima edição está agendada para o mês de maio e trará “O poder dos museus” como tema central.

Espaço vivo de defesa e proteção do patrimônio cultural e da história, o Museu Pedagógico fica localizado na Praça Sá Barreto, bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. O local é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). Para mais informações, ligue (77) 3421-3894 ou envie um e-mail para museupedagogico@uesb.edu.br.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de abril de 2022 23:18

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio