back to top

Conta de energia ficou 21,35% mais cara na Bahia

A conta de energia do consumidor residencial baiano ficou 21,35% mais cara. O anúncio do reajuste foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As novas tarifas para o serviço de fornecimento de eletricidade serão válidas a partir da próxima sexta-feira (22).

De acordo com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o reajuste vai afetar mais de 6,3 milhões de clientes. A nova taxa definida pela Aneel foi de 21,13%, porém, clientes residenciais, que são os de baixa tensão, terão maior aumento.

Já clientes de alta tensão, como indústrias e comércios de médio e grande porte, passarão a pagar contas 20,54% mais caras. A Coelba destacou ainda que, de todo o percentual do reajuste, 6,01% são referentes à companhia.

A medida foi tomada a partir dos custos com a geração de energia, além de encargos de segurança energética.

De acordo com a Aneel, a escassez hídrica registrada em 2021 reduziu o nível de água nos reservatórios, o que causou a necessidade de acionar usinas termoelétricas de reserva, que têm maior custo de operação

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile