Rural

Edital de Inovação para a agricultura familiar está com inscrições abertas

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Estão abertas as inscrições para o Edital de Inovação para a Agricultura Familiar, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).

O Edital é voltado à seleção e o apoio de projetos inovadores que desenvolvam novas tecnologias ou aprimorem as já existentes. Os resultados visam à promoção do bem-estar no trabalho rural e à melhoria da produção de alimentos saudáveis e dos serviços da agricultura familiar no estado da Bahia.

Serão R$ 3 milhões para linhas temáticas de pesquisa como o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, sistemas de produção de base agroecológica e projetos de apoio direto às demandas das agroindústrias familiares ou equipamentos similares, entre outros.

Os projetos de pesquisa apresentados deverão ser realizados em parceria com associações e cooperativas da agricultura familiar da Bahia. Também serão selecionados projetos em parceria com instituições da Rede de Educação Profissional da Bahia e com as Escolas Família Agrícola (EFA).

Todas as propostas deverão contemplar projetos de pesquisa aplicada, de caráter tecnológico e ou técnico e de inovação, que apresentem resultados objetivos às demandas dialogadas com organizações da agricultura familiar ou de povos e comunidades tradicionais.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, afirmou que, pela primeira vez, é lançado um edital específico de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar. “Uma primeira experiência com essa particularidade. Temos certeza que teremos outros. A expectativa é que neste primeiro semestre já estejamos com esses pesquisadores contratados e executando esses projetos de pesquisa. Que essa inovação tecnológica chegue logo aos empreendimentos da agricultura familiar”.

Para a secretária interina da Secti, Mara Souza, esse edital, em parceria com a SDR, tem como objetivo aproximar o pequeno produtor.

“Vamos apoiar o desenvolvimento de tecnologias nascidas da própria problemática do agricultor. Eles vão discutir isso com a universidade, com as instituições de ciência e tecnologia e daí vão sair soluções que servem para ele, para a sua comunidade e para todo mundo. É um edital para fomentar a busca, o encontro de soluções para esse povo, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Queremos fazer com que, a partir da tecnologia, eles aumentem a sua autonomia, consigam produzir melhor, com mais qualidade e com mais proteção para a sua saúde e para o meio ambiente”.

Segundo o coordenador da Cepex, José Tosato, esse é um edital para beneficiar a agricultura familiar. “Vai apoiar projetos inovadores que desenvolvam ou aprimorem tecnologias para a agricultura familiar e que tem resultados efetivos, que possam ser usados imediatamente pelas agricultoras e agricultores. Vai promover a melhoria da produção de alimentos saudáveis e serviços da agricultura familiar, que possam ajudar no aumento da produtividade, na sustentabilidade e que promovam o bem-estar do trabalho rural”.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Nova etiqueta do Inmetro para geladeiras fará previsão de gasto na conta de energia

A partir desta sexta-feira, 1º, todos os refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados nacionalmente…

Vice-prefeito Nal Azevedo deve assumir Secretaria de Governo da Prefeitura de Guanambi

O vice-prefeito Nal Azevedo (União) será nomeado secretário municipal de Governo pelo prefeito Nilo Coelho…

Jornada On-line sobre Alfabetização será realizada pela Uesb

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizará, nos dias 8, 9 e 10…

Baiana Ana Marcela Cunha se torna pentacampeã mundial de natação em águas abertas

A baiana Ana Marcela Jesus Soares da Cunha terminou nesta quinta-feira, 30, sua participação no…

Uesb prorroga inscrições de curso de graduação e pós-graduação na modalidade Ead

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou os editais de prorrogação das inscrições…

Barreiras, Salvador, Tanque Novo e outras cidades têm 275 vagas de emprego abertas nesta sexta-feira

O Sinebahia, órgão estadual de intermediação de mão de obra, está selecionando para 275 vagas…