Conquista e Região

Vitória da Conquista inicia construção de mapa digital da cidade

Publicado por
Redação
Compartilhado

Desde a semana passada, 13 cadastradores estão visitando residências e imóveis comerciais de Vitória da Conquista para o recolhimento de informações detalhadas que resultarão na digitalização da planta urbana da cidade. O projeto, que tem o nome de Vitória da Conquista Digital, é  realizado pela Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin).

Com o Vitória da Conquista Digital, a Prefeitura terá um levantamento detalhado que deverá oferecer informações úteis ao desenvolvimento da cidade e a projetos urbanísticos e de saneamento, além de facilitar a regularização fundiária. Será possível, ainda, fazer o cruzamento de informações demográficas, imobiliárias e de serviços públicos que possibilitam um melhor conhecimento sobre a cidade e as suas demandas de infraestrutura.

Além disso, empresas que desejem investir na cidade, empreendedores locais e instituições que atuam no desenvolvimento econômico e social, bem como os setores da Educação, poderão dispor de informações importantes sobre o mapa urbano.

O Vitória da Conquista Digital terá três etapas. A primeira, que envolve a atualização de dados cadastrais dos imóveis, começou a ser feita pelo bairro Boa Vista. Os cadastradores percorrem o Loteamento Vila América e pedem aos moradores os dados do imóvel, como a destinação residencial ou comercial, o número, se próprio ou alugado, número de pavimentos, situação da escritura, etc. Além dos dados pessoais do proprietário, como RG, CPF, e-mail, telefone, entre outros.

Contratados pela empresa Topocart, que presta serviços ao Governo Municipal, eles trabalham com um boné azul com a logomarca da Prefeitura de Vitória da Conquista, roupas também azuis com tecido especial à prova dos raios solares e smartphones equipados com um aplicativo especialmente desenvolvido para essa finalidade (vide foto). Nos próximos dias, a equipe receberá coletes e crachás, a fim de reforçar ainda mais a identificação com o trabalho em que estão envolvidos.

Em cada um dos imóveis, os cadastradores abordam os moradores, apresentam-se e, sem entrar nas residências, solicitam os dados exigidos. Segundo os coordenadores da equipe de campo, Igor Ribeiro e Tiago Souza, um atendimento padrão leva em média cinco minutos, devido à objetividade com que ocorre o preenchimento das informações pedidas pelo questionário digital. A cada dia, cada um dos cadastradores costuma fazer entre 60 e 70 visitas domiciliares.

Os coordenadores explicam que é comum não encontrarem moradores em vários dos domicílios visitados. Quando isso ocorre, eles deixam na porta um informe, no qual explicam ter sido aquela a primeira ou a segunda visita ao imóvel, e orientam o morador sobre como ele próprio pode atualizar as informações de forma digital, através do acesso a um link.

Em outras situações, quando a documentação não está regular, os cadastradores orientam os moradores a procurarem os setores responsáveis, a fim de regularizá-los. “Falamos para eles procurarem a Prefeitura. E então, retornamos em outra ocasião”, contou o cadastrador Samuel Sande, de 27 anos, enquanto abordava moradores do Loteamento Vila América.

Levantamento aerofotogramétrico

Além do cadastramento presencial, Vitória da Conquista será fotografada de avião com equipamento que gera imagens de alta definição com precisão de cinco centímetros. Isso permitirá medições e cálculos mais precisos que podem contribuir para a elaboração de projetos de engenharia, urbanismo e meio ambiente.

A outra etapa do projeto Vitória da Conquista Digital envolve o mapeamento móvel veicular 360º, com um veículo semelhante ao do Google StreetView. Este mapeamento fará imagens de alta qualidade e ajudará a Prefeitura de Vitória da Conquista na localização eficaz de todos os imóveis e equipamentos urbanos da cidade. A tecnologia do mapeamento móvel terrestre vai gerar um mapa 360º de todas as ruas por o veículo onde passar

Redação
Publicado por
Redação

Notícias recentes

Movimento no Aeroporto de Guanambi subiu 25% em maio

Maio foi o mês com maior movimento no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi.…

Nova etiqueta do Inmetro para geladeiras fará previsão de gasto na conta de energia

A partir desta sexta-feira, 1º, todos os refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados nacionalmente…

Vice-prefeito Nal Azevedo deve assumir Secretaria de Governo da Prefeitura de Guanambi

O vice-prefeito Nal Azevedo (União) será nomeado secretário municipal de Governo pelo prefeito Nilo Coelho…

Jornada On-line sobre Alfabetização será realizada pela Uesb

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizará, nos dias 8, 9 e 10…

Baiana Ana Marcela Cunha se torna pentacampeã mundial de natação em águas abertas

A baiana Ana Marcela Jesus Soares da Cunha terminou nesta quinta-feira, 30, sua participação no…

Uesb prorroga inscrições de curso de graduação e pós-graduação na modalidade Ead

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) divulgou os editais de prorrogação das inscrições…