Bahia

Divulgado resultado do programa Universidade para Todos

Publicado por
Redação
Compartilhado

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta terça-feira (10), o resultado dos contemplados para o programa Universidade para Todos (UPT). Ao total, são 15 mil vagas destinadas ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para o acesso ao Ensino Superior.

A iniciativa é realizada em toda a Bahia, por meio da parceria com as quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Confira a lista no Portal da Educação.

As vagas gratuitas foram destinadas aos estudantes regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular nas redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes) ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio das redes estadual ou municipais (ou suas modalidades correspondentes).

Os egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipais do Estado da Bahia, também, foram contemplados. Outras vagas foram oportunizadas aos alunos que concluíram os estudos através do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 2008 (concluído); e do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a SEC, o Programa Universidade para Todos, que foi instituído enquanto política pública pelo Decreto nº 20.004/2020, é uma ação que auxilia no fortalecimento das aprendizagens e na preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior.

Conforme dados oficiais, até o ano vigente, o UPT já proporcionou o ingresso no Ensino Superior de 30.388 mil estudantes concluintes e egressos da rede pública e o exercício à docência a cerca de 29 mil estudantes universitários, que atuam no programa como professor/monitor. Ao longo desses anos, o UPT se consolidou nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, possibilitando aos estudantes da rede pública de ensino o acesso em diversos cursos, majoritariamente em universidades públicas.

Redação
Publicado por
Redação

Notícias recentes

Primeiro voo comercial vindo de Salvador pousará em Guanambi no início da tarde deste sábado

O primeiro voo da nota rota da Azul Linhas Aéreas, operado pela Azul Conecta, chega…

Após 17 dias, Guanambi volta a divulgar boletim da Covid-19

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, voltou a divulgar o…

156 galões de agrotóxico proibido no Brasil foram apreendidos em Luís Eduardo Magalhães

Na noite desta quarta-feira, 22, no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM), quatro homens foram…

Homem foi preso em Paramirim com R$ 1 mil em notas falsas compradas por aplicativo

Nesta quarta-feira, 22, um homem foi preso com a quantia de R$ 1 mil em…

Motorista foi preso e carro roubado foi recuperado pela PRF em Barreiras

Na tarde desta quarta-feira, 22, durante fiscalização no KM 800 da BR- 242, trecho do…

Órgãos de Saúde alertam para risco de queimaduras e acidentes durante o São João

Após dois anos sem a realização das tradicionais festas juninas, o Ministério da Saúde (MS)…