30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

“Lua de Sangue” poderá ser vista na madrugada de domingo para a segunda

Mais Lidas

Quem gosta de apreciar os fenômenos astronômicos vai precisar ficar acordado até mais tarde na madrugada desta segunda-feira (16). O primeiro e único eclipse total da Lua em 2022 poderá ser visto em todo o Brasil e vai ocorrer entre às 0h e 2h da madrugada.

Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e Lua se alinham e a Lua passa pela na sombra da Terra. Quando o evento chegar em sua totalidade, e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural.

Além do território brasileiro, a Lua de Sangue poderá ser vista também em toda a América do Sul e Central e em partes da América do Norte, Europa e África.

O nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh, segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa . A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

Para observar o eclipse, nenhum equipamento especial é necessário, podendo ser visto a olho nu. Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica a Nasa. “Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas