34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Inmet emite alerta de declínio da temperatura em 58 municípios baianos

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia, por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu vários alertas meteorológicos por conta de declínio acentuado das temperaturas em boa parte do país.

Na Bahia, um alerta amarelo, de perigo potencial, prevê declínio entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas mínimas em 58 municípios, pegando deste a faixa oeste, na região de Barreiras, até a região de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul. Atingindo também as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista.

O aviso meteorológico tem início às 20h desta terça-feira (17) e tem tem validade até às 11h da próxima quinta-feira (19). No entanto, os institutos de meteorologia e modelos meteorológicos apontam que as temperaturas devem seguir em declínio até o fim da semana.

O frio é reflexo do avanço do ar polar sobre o Sul e Sudeste do país. A região Nordeste não deve ser atingida, no entanto, toda área de divisa com Minas Gerais deve sofrer alterações no tempo com o fenômeno.

Em Guanambi, a mínima registrada nesta terça-feira foi de 21,3ºC e a máxima de 34,1ºC. Até sábado, a meteorologia prevê mínimas de 15ºC e máxima de 28ºC, temperaturas atípicas para este período do ano.

Já em Vitória da Conquista, as mínimas podem ficar abaixo de 12ºC e em Barreiras pode cair até 16ºC.

Cidades da Bahia sob alerta: Alcobaça, Barreiras, Belo Campo, Caculé, Candiba, Cândido Sales, Caravelas, Carinhanha, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Encruzilhada, Eunápolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guanambi, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itarantim, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Maiquinique, Malhada, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Viçosa, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Piripá, Porto Seguro, Prado, Presidente Jânio Quadros, Riachão das Neves, Ribeirão do Largo, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.

Onda de frio 

Ao todo, 16 alertas estão em vigor pelo Alert-AS. O maior deles, de onda de frio, com grau de severidade de “perigo”, abrange 1.801 municípios do Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de áreas de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Nestas regiões é esperado declínio de temperatura 5ºC menor do que a média para esta época do ano.

Na Serra Gaúcha e na região central catarinense já há expectativa de neve e chuva congelante. Ainda no Sul do país ainda há um alerta vermelho, de grande perigo, por conta dos ventos costeiro no litoral dos dois estado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas