30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Sensação térmica chegou a 9ºC no início da manhã em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Os efeitos do avanço da massa de ar polar sobre as regiões Sul e Sudeste do país começaram a ser sentidos nos municípios baianos mais próximos da divisa com Minas Gerais. Em Vitória da Conquista, cidade conhecida por conta do frio intenso, típico do final do outono e do inverno, as temperaturas despencaram.

A mínima registrada no início da manhã desta quinta-feira (19) foi de 13.6ºC, registrada pouco antes das 7h. Com as rajadas de vento constantes, a sensação térmica chegou a 9ºC. O declínio de temperatura foi de 5,5ºC em relação à mínima registrada no dia anterior, de 19,1ºC.

A tendência, segundo os institutos de meteorologia, é de que o frio se intensifique ainda mais no decorrer da semana com o avanço da massa de ar polar, que, mesmo que não atinja a Bahia, provocará pulsos que refletem no tempo nas cidades da metade sul da Bahia.

O ar na cidade também ficou mais seco com a chegada do frio, o que favorece ainda mais a queda das temperaturas por conta da troca térmica, ou seja, depois que o sol se põe, a pouca umidade não consegue segurar o calor gerado durante o dia e a temperatura cai rapidamente já no início da noite.

A umidade relativa do ar chegou a 36% logo no início da manhã, menos da metade do que foi registrado no mesmo período do dia anterior.

As previsões apontam que as temperaturas devem continuar em declínio até sábado (21), quando deve se estabilizar e voltar a subir de forma gradual no decorrer da próxima semana com o fim dos efeitos desta massa de ar polar em avanço pelo país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na terça-feira (17) sobre declínio de temperaturas em 58 municípios baianos. o aviso meteorológico tem validade até 11h desta quinta-feira e pode ser renovado devido às condições favoráveis para mais declínio nas temperaturas.

Temperaturas mínimas registradas em outras cidades da Bahia nesta quinta-feira:

  • Barreiras – 15,2ºC
  • Bom Jesus da Lapa – 16,6ºC
  • Brumado – 15,3°C
  • Guanambi – 18,3ºC
  • Piatã – 14,6ºC

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas