Guanambi e Região

Inmet alerta para baixa umidade nos municípios da Região de Guanambi e Norte de Minas

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Depois de vários alertas de declínio de temperatura e onda de frio, os efeitos do avanço da massa de ar polar durante a última semana pelo país também afetaram a umidade relativa do ar. Por esta razão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir alerta de baixa umidade em 79 municípios, sendo 23 da Região de Guanambi e do Extremo Oeste Baiano, e 56 do Norte de Minas.

O aviso meteorológico, de nível amarelo, classificado como "perigo potencial", vai vigorar das 12h30 às 18h desta segunda-feira (23). A umidade relativa do ar pode ficar na casa de 20% ou até abaixo em algumas localidades.

Desde o fim da semana, os índices de umidade têm atingido níveis críticos nestas áreas, bem abaixo do comum para esta época do ano. Na última sexta-feira (20), dia mais frio do ano em Guanambi, com mínima de 14,7ºC, a umidade relativa do ar despencou e chegou a 13% durante a tarde.

No fim de semana, os índices voltaram a ficar abaixo de 30% na cidade, de acordo com os dados da estação meteorológica do Inmet, localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

Embora os efeitos da baixa umidade costumam ser mais severos durante a primavera, nos meses de outubro e novembro, muitas vezes aliado ao calor intenso, também é importante tomar cuidado com o tempo seco no período frio. Entre as recomendações está a necessidade de ingestão de bastante líquido, sobretudo de água, o que costuma ocorrer com menor frequência com temperaturas mais baixas.

Também é importante que se evite o desgaste físico e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, geralmente entre meio dia e 17 horas.

Os institutos de meteorologia e modelos meteorológicos apontam que as temperaturas continuaram baixas em Guanambi até o meio da semana. A partir de quinta-feira (26), o frio deve ficar mais brando e as tardes podem ser com calor acima de 30ºC.

Municípios sob alerta de baixa umidade na Bahia: Baianópolis, Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Guanambi, Iuiu, Jaborandi, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Urandi.

Municípios sob alerta de baixa umidade em Minas Gerais: Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Campo Azul, Capitão Enéas, Catuti, Chapada Gaúcha, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, Gameleiras, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Itacambira, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Juramento, Juvenília, Lontra, Luislândia, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Mirabela, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João das Missões, São João do Pacuí, Serranópolis de Minas, Ubaí, Varzelândia e Verdelândia.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Manutenção em equipamentos diminui oferta de água em Vitória da Conquista e Belo Campo

Uma manutenção emergencial nos equipamentos eletromecânicos da estação de tratamento de água diminuiu o ritmo…

Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador sediam encontros de formação do Selo Unicef

Equipes municipais de 236 municípios baianos estão se reunindo com representantes do Fundo das Nações…

Sebrae oferece consultoria gratuitas para pequenos negócios em Brumado, Guanambi, Jequié e mais três cidades

Os empresários de micro e pequenos negócios do sudoeste baiano podem ter acesso a consultorias…

Neoenergia coelba removeu 21 toneladas de fios e 369 caixas de internet instalados irregularmente em Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Neoenergia Coelba realizou, na última semana, uma operação especial com foco na remoção de…

Uesb abre seleção para Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores

Entre os dias 1° e 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para a seleção…

Motociclista perdeu parte da perna após acidente em Guanambi

Um motociclista de 24 anos ficou ferido com gravidade após um acidente na Av. Prisco…