Inmet alerta para baixa umidade nos municípios da Região de Guanambi e Norte de Minas

Alerta abrange 79 municípios

Depois de vários alertas de declínio de temperatura e onda de frio, os efeitos do avanço da massa de ar polar durante a última semana pelo país também afetaram a umidade relativa do ar. Por esta razão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir alerta de baixa umidade em 79 municípios, sendo 23 da Região de Guanambi e do Extremo Oeste Baiano, e 56 do Norte de Minas.

O aviso meteorológico, de nível amarelo, classificado como “perigo potencial”, vai vigorar das 12h30 às 18h desta segunda-feira (23). A umidade relativa do ar pode ficar na casa de 20% ou até abaixo em algumas localidades.

Desde o fim da semana, os índices de umidade têm atingido níveis críticos nestas áreas, bem abaixo do comum para esta época do ano. Na última sexta-feira (20), dia mais frio do ano em Guanambi, com mínima de 14,7ºC, a umidade relativa do ar despencou e chegou a 13% durante a tarde.

No fim de semana, os índices voltaram a ficar abaixo de 30% na cidade, de acordo com os dados da estação meteorológica do Inmet, localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

Embora os efeitos da baixa umidade costumam ser mais severos durante a primavera, nos meses de outubro e novembro, muitas vezes aliado ao calor intenso, também é importante tomar cuidado com o tempo seco no período frio. Entre as recomendações está a necessidade de ingestão de bastante líquido, sobretudo de água, o que costuma ocorrer com menor frequência com temperaturas mais baixas.

Também é importante que se evite o desgaste físico e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, geralmente entre meio dia e 17 horas.

Os institutos de meteorologia e modelos meteorológicos apontam que as temperaturas continuaram baixas em Guanambi até o meio da semana. A partir de quinta-feira (26), o frio deve ficar mais brando e as tardes podem ser com calor acima de 30ºC.

Municípios sob alerta de baixa umidade na Bahia: Baianópolis, Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Guanambi, Iuiu, Jaborandi, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Sítio do Mato e Urandi.

Municípios sob alerta de baixa umidade em Minas Gerais: Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Campo Azul, Capitão Enéas, Catuti, Chapada Gaúcha, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, Gameleiras, Glaucilândia, Grão Mogol, Guaraciama, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Itacambira, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Juramento, Juvenília, Lontra, Luislândia, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Mirabela, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Lagoa, São João da Ponte, São João das Missões, São João do Pacuí, Serranópolis de Minas, Ubaí, Varzelândia e Verdelândia.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile