Adab participa de seminário em Brasília sobre serviços de inspeção municipal para produtos de origem animal

Adab participa de seminário sobre serviços de inspeção municipal em Brasília
Divulgação

Acontece até esta sexta (27) o “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de Inspeção”, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília. Participam do evento, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O seminário é voltado para os servidores públicos atuantes nos serviços de inspeção de municípios vinculados aos consórcios públicos municipais no país. O objetivo do encontro é orientam os técnicos sobre estruturação na amplantação desses serviços de inspeção nos municípios que fazem parte dos consórcios públicos.

Desde 2020 o MAPA vem trabalhando para implementar o Projeto ConSIM que é um projeto de ampliação de mercados de produtos de origem animal para os consórcios públicos de munípios.

Projeto CONSIM - Integrando municípios para alimentar o Brasil

Idealizado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), o ConSIM é um projeto que tem por objetivo ampliar o número de municípios incluídos no Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Para tanto, o ministério tem trabalho por meio da adequação e qualificação de consórcios públicos de municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que eles possam ser reconhecidos.

Os produtos que possuírem o SISBI-POA podem ser produzidos e comercializados em todo o país, sem que haja a necessidade de possuir o Selo de Inspeção Federal (SIF), entretanto, não podem ser exportados.

A Bahia foi contemplada com seis consórcios municipais selecionados para participar do do Projeto ConSIM: Vale do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Extremo Sul, Sertão do São Francisco, Velho Chico e Oeste da Bahia.

Segundo a coordenado de Projetos Especiais da Adab, Maria Cristina Brito, “a Adab atua como equipe orientadora desses consórcios a fim de atingirem o objeto, que é a adesão dos serviços de inspeção ao SISBI”. Além da coordenadora, participam do encontro as médicas veterinárias, Kátia Lima, Daisy Viviane e Adélia Lima.

Nesta etapa do projeto, cada técnico da Adab acompanhará dois consórcios baianos, colaborando para que a adesão seja mais célere e com menos dificuldades. O seminário faz parte de uma série de ações planejadas pelo MAPA para a estruturação dos Selos de Inspeção Municipal (SIM).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile