Bahia

Adab participa de seminário em Brasília sobre serviços de inspeção municipal para produtos de origem animal

Publicado por
Redação
Compartilhado

Acontece até esta sexta (27) o “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de Inspeção”, realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília. Participam do evento, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O seminário é voltado para os servidores públicos atuantes nos serviços de inspeção de municípios vinculados aos consórcios públicos municipais no país. O objetivo do encontro é orientam os técnicos sobre estruturação na amplantação desses serviços de inspeção nos municípios que fazem parte dos consórcios públicos.

Desde 2020 o MAPA vem trabalhando para implementar o Projeto ConSIM que é um projeto de ampliação de mercados de produtos de origem animal para os consórcios públicos de munípios.

Idealizado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), o ConSIM é um projeto que tem por objetivo ampliar o número de municípios incluídos no Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Para tanto, o ministério tem trabalho por meio da adequação e qualificação de consórcios públicos de municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que eles possam ser reconhecidos.

Os produtos que possuírem o SISBI-POA podem ser produzidos e comercializados em todo o país, sem que haja a necessidade de possuir o Selo de Inspeção Federal (SIF), entretanto, não podem ser exportados.

A Bahia foi contemplada com seis consórcios municipais selecionados para participar do do Projeto ConSIM: Vale do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Extremo Sul, Sertão do São Francisco, Velho Chico e Oeste da Bahia.

Segundo a coordenado de Projetos Especiais da Adab, Maria Cristina Brito, “a Adab atua como equipe orientadora desses consórcios a fim de atingirem o objeto, que é a adesão dos serviços de inspeção ao SISBI”. Além da coordenadora, participam do encontro as médicas veterinárias, Kátia Lima, Daisy Viviane e Adélia Lima.

Nesta etapa do projeto, cada técnico da Adab acompanhará dois consórcios baianos, colaborando para que a adesão seja mais célere e com menos dificuldades. O seminário faz parte de uma série de ações planejadas pelo MAPA para a estruturação dos Selos de Inspeção Municipal (SIM).

Redação

Notícias recentes

Vitória da Conquista registrou novo recorde de temperatura mínima

O ano de 2022 tem sido de frio mais intenso do que o comum em…

Acusado de matar menina de 11 anos em Malhada foi condenado a mais de 30 anos de prisão

O homem acusado de matar assassinar Iara da Paixão Souza, de 11 anos foi condenado…

Guanambi registrou 140 casos da Covid-19 nesta terça-feira

Mais 140 casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi nesta terça-feira (28). Os dados foram…

Motorista morreu após tombar carreta na BR-116 em Vitória da Conquista

Um motorista de 37 anos, identificado como Hugo Dilon Gomes, morreu em um acidente na…

Concurso do TJMG oferta vagas em quase 200 municípios

O edital do Concurso do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) foi divulgado em…

Solar Coca-Cola abre novas vagas de emprego em Ilhéus, Salvador, Porto Seguro, Vitória da Conquista e outras cidades

A Solar Coca-Cola, engarrafadora e distribuidora dos produtos Coca-Cola nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, está…