Rural

Codevasf realiza leilão do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê, no Médio São Francisco

Publicado por
Compartilhado

O Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realiza nesta quarta-feira (1º), às 14 horas, na B3, em São Paulo, o leilão do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê, localizado na Região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia. O certame será o primeiro da modalidade a ser realizado no Brasil. .

O Projeto de Irrigação Baixio de Irecê é o maior da América Latina, com 105 mil hectares de área total e cerca de 48 mil hectares de área irrigável. A previsão de investimentos da iniciativa privada é de R$ 1 bilhão. O projeto deverá gerar 180 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.

Na ocasião, serão leiloadas as etapas 3 a 9 do Projeto. A concessão foi estruturada pela Codevasf, da Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional (SFPP/MDR) e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME).

Sairá vencedora a maior proposta de outorga fixa para a concessão. Durante os 35 anos de administração, a futura concessionária ficará responsável pela implantação, operação e manutenção da infraestrutura de irrigação.

Documentos para licitação

EDITAL Nº 30 / 2021 — CONCESSÃO DAS ETAPAS 3 A 9 DO PROJETO BAIXIO DE IRECÊ
DOCUMENTOS SOBRE O PROJETO BAIXIO DE IRECÊ
(abre numa nova janela)

Sobre o projeto

Localizado na região do médio São Francisco, entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, o Baixio de Irecê abrange uma área total de 105 mil hectares, dos quais 48 mil são de área irrigável. A área está dividida em nove etapas: as etapas 1 e 2 correspondem a 16 mil hectares irrigáveis e estão em fase de ocupação. O Governo Federal investiu R$ 1 bilhão na aquisição e na regularização fundiária da área do Projeto e implantou 42 quilômetros de canal, estação de bombeamento principal, adutoras, estação de pressurização e infraestrutura de energia, fornecendo as condições para início da produção agrícola.

As etapas 3 a 9, que serão concedidas à iniciativa privada, correspondem a 50 mil hectares, sendo 31,5 mil irrigáveis e 19 mil não irrigáveis. O objetivo da concessão é promover o desenvolvimento da região e gerar mais de 180 mil empregos diretos ou indiretos, distribuídos entre comércios, agricultura, setor de serviços e indústrias. O projeto foi qualificado pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) ainda em 2020 e possui licenças ambientais prévias. O acesso à área do projeto ocorre pela rodovia BA-052, que liga Xique-Xique a Feira de Santana, interligando-se à malha viária nacional pela BR-116, mais conhecida como estrada do feijão.

Esta postagem foi publicada em 1 de junho de 2022 11:51

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024