Guanambi cria Conselho e Fundo Municipal de Trânsito

Foto VIlson Nunes

Duas leis relacionadas ao trânsito municipal foram aprovadas pela Câmara dos Vereadores sancionadas pelo prefeito de Guanambi, Nilo Coelho (União), na última segunda-feira (6).

Uma das legislações criou o Fundo Municipal de Trânsito e a outra o Conselho Municipal de Trânsito. Ambas foram criadas com o objetivo de fortalecer ações relacionadas à melhoria do trânsito no município.

O fundo, de natureza contábil e prazo de duração indeterminado, tem como finalidade o financiamento de ações voltadas ao desenvolvimento e segurança do trânsito, nas áreas de sinalização, engenharia de tráfego, assim como na fiscalização, policiamento e educação no trânsito.

Este fundo receberá recursos providentes da aplicação de multas, transferências financeiras do orçamento municipal ou de convênios dom o Estado e o Governo Federal, valores provenientes da remoção de veículos e objetos, bem como eventuais escoltas de cargas superdimensionadas ou perigosas.

Também entrará para o fundo os recursos do estacionamento rotativo “Zona Azul”, receitas provenientes da concessão de serviços de transporte e de outras taxas relacionados ao trânsito, como exibição de publicidades em via pública, afixação de faixas, propaganda volante.

Conselho

O Conselho Municipal de Trânsito, de acordo com a lei de criação, terá natureza consultiva, e ficará vinculado à Superintendência Municipal de Trânsito do Município (SMTran).

Entre as atribuições do conselho está a de colaborar na elaboração, acompanhamento e avaliação da política de trânsito e transporte do Município, assim como propor melhorias na prestação dos serviços de trânsito e transporte coletivo e individual de táxi, mototáxi e outros transportes alternativos intermunicipais em todas as suas modalidades.

O Conselho Municipal de Trânsito será composto por dez conselheiros e seus respectivos suplentes, representando as seguintes entidades:

  • Associações de Moradores de Bairro
  • Associação dos Mototaxistas
  • Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
  • Centros de formação de condutores (autoescolas),
  • Prestadores de serviços de transportes coletivos
  • Secretaria Municipal da Fazenda
  • Secretaria Municipal de Assistência Social
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura

A criação do fundo e do conselho de trânsito ocorre em um momento de aumento de acidentes no perímetro urbano de Guanambi. De acordo a equipe de Registros de Acidentes de Trânsito (RAT) da SMTran, de janeiro até abril, 74 pessoas sofreram algum tipo de ferimento depois de colisões ou queda.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile