Previsão indica frio e muita ventania durante as noites do São João do Gurutuba em Guanambi

Frio guanambi
Foto: Tiago Marques | Agência Sertão

Vai começar nesta terça-feira (14), o São João do Gurutuba, festa tradicional que acontece durante o período junino em Guanambi. Serão trinta shows na Praça do Feijão nas seis noites até o próximo domingo (19).

Quem pretende curtir as apresentações musicais ao ar livre pode precisar se preocupar com a possibilidade da volta do frio durante o maior “arraiá” de Guanambi. Caso as previsões se confirmem, será necessário tirar os agasalhos do armário para não passar frio durante a festa.

Os comerciantes do setor de vestuário podem se animar se as previsões se confirmarem. Eles terão muito o que comemorar, pois a queda nas temperaturas pode ajudar a aquecer as vendas, que pelo movimento do comércio no Centro da cidade já aparentam estar bem quentes, tendo em vista a volta dos eventos juninos após dois anos de emergência sanitária.

Quem precisar recorrer às compras para garantir as roupas para o Gurutuba só terá menos dias da semana, já que segunda-feira (13) e quinta-feira (16) serão feriados.

De acordo com os institutos de meteorologia e modelos meteorológicos, logo no primeiro dia de festa, uma mudança no tempo deve começar a ser sentida. Ela será efeito de uma nova onda de frio que já atua no Sul do país, deixando as temperaturas negativas em muitas cidades das Serras Gaúchas e Catarinenses.

Esta massa de ar polar deve avançar pelo sudeste e centro-oeste nos próximos dias. Embora seja pouco provável que ela atinja o Nordeste, toda faixa de divisa da Bahia com Minas Gerais deve sentir os pulsos de frio.

Ventos fortes e constantes

As noites prometem ser de muito forró e também de ventanias intensas na região. A partir de terça-feira (14), primeiro dia do evento, as rajadas podem chegar bem próximas de 50 km/h, o que além de ajudar a diminuir a temperatura, deixa a sensação de frio ainda maior.

Antes do vento e da volta do frio, neste domingo (12) e segunda-feira (13), as temperaturas devem permanecer mais elevadas, como as registradas neste sábado (11), que teve mínima de 20,4ºC e Máxima de 32,6ºC.

A virada no tempo será intensificada entre quarta-feira (15) e sexta-feira (17), quando devem ser registradas as menores temperaturas e as ventanias mais fortes e constantes. Na madrugada de quinta-feira (16), por exemplo, a temperatura pode cair próximo a 16ºC e a sensação térmica pode ser inferior a 10ºC.

Já no sábado (18) e domingo (19), últimos dias da festa, o vento deve perder intensidade, mas as temperaturas seguirão baixas durante a madrugada.

Além dos agasalhos, o calor humano promete esquentar o São João do Gurutuba. A expectativa da organização é de que a praça fique lotada durante as seis noites de festa.

Antes do forró começar, nesta segunda-feira, dia do padroeiro Santo Antônio, acontecerá o encerramento da Trezena, com show do Padre Joãozinho SCJ.

Veja a programação do São João do Gurutuba 2022

13 – Segunda (encerramento da trezena)

Padre Joãozinho SCJ

14 – Terça-Feira (abertura do São João)

Amado Batista
Edgar Mão Branca
Forró do Arrumadin
Jussiê & Natália

15 – Quarta-Feira

Desejo de Menina
Leleu de Zé de Chico
Cheiro de Maçã
Amando & César
Kél do Forró

16 – Quinta-feira

Targino Gondin
Karollzinha Sanfoneira
Zefa di Zeca
Gil Martins
Marcondes e Thiago

17 – Sexta-feira

Cavalo de Pau
Dio Do Acordeon
Gil do Forró
Forró com Mel
Lucas Do Forró

18 – Sábado

Canindé
JM Puxado
Leo do Forró
Matheus Boa Sorte
Benhur Domingues e Toe de Milton

19 – Domingo 
Calcinha Preta
João Bosco & Vinicius
Xamego
Danilo Fernandes
Filhos do Sertão

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile