Bahia

Órgãos de Saúde alertam para risco de queimaduras e acidentes durante o São João

Publicado por
Redação
Compartilhado

Após dois anos sem a realização das tradicionais festas juninas, o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiram comunicados, durante esta semana, alertando a população acerca dos riscos de acidentes durante o manuseio dos fogos de artifício e da fogueira.

O estado da Bahia possue três unidades com Centro de Tratamento de Queimados (CTQ): o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospiral Regional de Santo Antônio de Jesus e Hospital do Oeste. O CTQ é uma espécie de UTI com médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas 24 horas.

Do dia 1º de junho até esta quarta-feira (22), o HGE já havia registrado 27 acidentes referentes a explosão de bombas e queimaduras com fogueiras. No HRSAJ foram 13.

Para aproveitar o São João com alegria e segurança siga as principais dicas de segurança dos órgãos oficiais.

Cuidados com alimentos, bebidas e fogueiras: Atenção ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas. Evite brincadeiras perto de fogueiras para prevenir queimaduras por chamas e problemas nas vias aéreas, pela inalação de fumaça. Cuidado com produtos inflamáveis, a exemplo do álcool 70% (na forma líquida ou em gel), não o manipulando próximo ao fogo, nem realimentando a chama. O álcool pode causar uma exposição, nesse caso. Mantenha sempre os materiais inflamáveis e a fogueira longe das crianças.

Fogos de Artifício:comprar os fogos de artifício somente em locais autorizados com a identificação e as orientações do fabricante, que devem ser seguidas à risca. Observar a classificação do produto; apenas os tipo A podem ser utilizados por crianças (mas, nunca sem a supervisão de um responsável). Os demais tipos (B, C e D) devem ser utilizados, apenas, por adultos.Os fogos devem ser sempre manuseados em áreas abertas, sem fiação elétrica por perto e em locais afastados das pessoas.Também, não devem ser guardados no bolso ou apontados para janelas ou pessoas. Caso os fogos falhem, não reutilize, e por segurança, jogue água sobre o pavio.

Primeiros Socorros: De imediato, a pessoa deve colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos ou até o alívio da dor. De acordo com o MS, compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

Cuidados importantes com queimaduras: nunca toque a queimadura com as mãos; nunca fure bolhas; nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada; nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado; nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura; somente o profissional de saúde sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Quando necessário procure atendimento especializado o mais rápido possível.

Redação
Publicado por
Redação

Notícias recentes

Concurso da Câmara de Camaçari oferta 50 vagas

A Câmara Municipal de Camaçari abriu Concurso Público visando preencher 50 vagas para 14 cargos…

Estado da Bahia repudia demolição de imóvel de Frans Krajcberg em Nova Viçosa

O Governo da Bahia emitiu uma nota de repúdio após a demolição de um imóvel…

Sipolatti, Grupo Big, Jamef e outras empresas estão com vagas de emprego abertas em Vitória da Conquista

Muitas oportunidades de emprego estão abertas em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (10). Levantamento da…

Ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista tem candidatura de suplente ao senado registrada

A ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista, Irma Lemos, teve sua candidatura registrada para o cargo…

Por conta do dias dos país, comércio de Vitória da Conquista funcionará em horário especial neste sábado

O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais será estendido em Vitória da Conquista no próximo…

Ibametro convoca taxistas de Guanambi para verificação de taxímetros

Por meio de uma portaria publicada na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do…