25.4 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Presidente da Câmara assumiu Prefeitura de Vitória da Conquista para férias da chefe do executivo

Mais Lidas

A partir desta segunda-feira (4), a prefeitura de Vitória da Conquista terá como prefeito interino o presidente da Câmara de Vereadores do munípio, Luís Carlos Dudé. A transferência do cargo aconteceu para que a atual prefeita, Sheila Lemos, pudesse gozar de quinze dias de férias, conforme previsão da Lei Orgânica do Município.

A cerimônia de transmissão temporária da função foi realizada na tarde da última sexta-feira (1º), no auditório do Cemae. Na ocasião, também, aconteceu a passagem do cargo da presidência da Câmara assumida pelo vereador Hermínio Oliveira.

Transmissão da prefeitura de Vitória da Conquista
Reprodução

O evento contou com a presença dos secretários municipais, vereadores e várias outras autoridades, como representantes do legislativo estadual, da Caixa Econômica Federal, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon); do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg) e da Igreja Católica.

Durante a transmissão de cargo, a prefeita ressaltou ser um momento de honra e alegria a passagem do cargo para o amigo Luís Carlos Dudé com a certeza de que ele iria fazer o melhor possível para manter as ações que vem sendo realizadas em sua administração.

Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, mesmo partido de Luís Carlos, está na função há um ano e meio. Ela foi eleita vice-prefeita na chapa de Herzem Gusmão e assumiu a prefeitura interinamente enquanto ele estava hospitalizado. Com seu falecimento, em maio de 2021, ela assumiu de forma definitiva o poder.

O agora prefeito em exercício, Luís Carlos Batista de Oliveira, de 50 anos, está no legislativo municipal desde 2016. Filho de família humilde, Dudé, como é conhecido, agradeceu a confiança de Sheila e prometeu que dará continuidade ao trabalho, nos quinze dias de férias da  chefe do executivo municipal.

Antes do seu afastamento, a prefeitura Sheila Lemos realizou na tarde da última quinta-feira (30), uma coletiva de impressa para realizar um balanço do seu tempo de governo. Sheila é uma das representantes de 12% das prefeituras do país governadas por mulheres, e é filha da primeira mulher a assumir o executivo municipal, Irma Lemos, em outubro de 2019. Irma foi secretaria municipal, vereadora e vice-prefeita de Vitória da Conquista.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo representando 52% da população brasileira, as mulheres ocupam apenas 12% das prefeituras, somente 15% do Congresso Nacional e nem 4% nos governos estaduais. No dia 22 de junho o órgão iniciou uma campanha para estimular a participação feminina na política.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas