5G: saiba quando a tecnologia vai estar disponível em cidades como Vitória da Conquista e Guanambi

5G em Vitória da Conquista e Guanambi
Reprodução

A tecnologia 5G, próxima geração da internet móvel, começou a ficar disponível no Brasil nesta quarta-feira (6). Entretanto, no cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras têm até 31 de dezembro de 2030 para que o sistema seja implementado em todo o país.

A disponibilização do sinal 5G puro, sem interferência de outras frequências, começou por Brasília e deve estar dispoível em todas as capitais brasileiras até 29 de setembro. O cronograma sofreu atraso de dois meses por problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos gerados pela pandemia.

O acesso à tecnologia 5G está vinculado a ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O consumidor precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. A Anatel divulgou uma lista dos celulares homologados para o sinal 5G puro.

A grande novidade da tecnologia 5G pura é a velocidade média de transmissão dos dados que fica em torno de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G. Mas, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor um menor atraso na transmissão dos dados, com isso, um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos.

Com esse avanço, essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas o que possibilitará novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

Infelizmente, até julho de 2025, essas inovações só devem estar disponíveis nos municípios com população superior há 500 mil habitantes. De acordo com o cronograma da Anatel, as operadoras só estarão obrigadas a atender os municípios com população igual ou superior a 200 mil habitantes em julho de 2026.

Assim, a tecnologia 5G deve começar a ficar disponível em Vitória da Conquista apenas em 2026. No caso de Guanambi, essa data ainda sofre um atraso de mais dois anos, pois, só em 2028 a cobertura em cidades com menos de 100 mil habitantes começará a ser obrigatória.

O cronograma de implantação do 5G foi um dos compromissos assumidos pelas proponentes vencedoras do leilão do 5G que aconteceu no Brasil, em novembro de 2021. A Anatel disponibiliza a lista completa da disponibilidade do sinal na sua página na internet.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile