Vídeo mostra tamanduá-mirim circulando em área urbana em Guanambi

Tamanduá Mirim Guanambi
Reprodução

Um vídeo disponibilizado nas redes sociais mostra um tamanduá-mirim circulando em uma área urbana de Guanambi, próximo ao trevo que da acesso ao Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

As imagens foram registradas por volta 22h deste domingo (18), pelo jovem Marcelo de Souza. Ele contou que estava vindo do distrito de Morrinhos e avistou o animal tentando atravessar a pista no sentido do aeroporto para o bairro São Sebastião.

O rapaz então decidiu estacionar o veículo para garantir que a travessia fosse feita com segurança. Quando o tamanduá já estava do outro lado da pista, ele fez o registro com o seu celular.

Marcelo chegou bem perto com a câmara do celular, momento em que o tamanduá-mirim ficou em posição de defesa, com suas garras afiadas apontadas para o possível perigo.

Antes de perder o animal de vista, ele o viu entrando em uma rua do bairro, onde não há nenhuma área verde adequada para a sua sobrevivência.

“Pensei até em acionar algum órgão ambiental mas lembrei que a cidade não dispõe desse serviço no horário que foi visto. Fiquei triste por não ter dado a ele um destino adequado, longe de qualquer perigo”, disse.

Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado em caso de necessidade de resgate de animais silvestres. O telefone é o 199.

Tamanduá-mirim

O tamanduá-mirim é uma das quatro espécies de tamanduás, encontrado em várias regiões e biomas do Brasil e da América do Sul. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimentam, preferencialmente de formigas e cupins.

É por meio de suas garras que eles abrem o ninho dos insetos para se alimentar. O focinho e língua cumpridos ajudam na tarefa. O seu tamanho pode chegar a aproximadamente um metro de cumprimento.

Seus predadores naturais são os felinos, como onças e jaguatiricas. A espécie não é considerada ameaçada de extinção, no entanto, a caça e o desmatamento representam um perigo constante.

Os tamanduás-mirins são arborícola, animais cuja vida se dá principalmente nas árvores, tais como muitos primatas, aves, cobras e insetos. A sua presença em ambiente urbano pode indicar que seu habitat natural está sendo afetado pela atividade humana.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile