Receita Federal alerta contra crimes envolvendo o nome da instituição

Receita Federal
Reprodução

A Receita Federal do Brasil divulgou, na tarde desta segunda-feira, uma nota alertando os cidadãos brasileiros acerca de crimes virtuais que estão ocorrendo utilizando o nome da instituição. Como prevenção aos golpes, a Receita reitera que é necessário realizar comprar pela internet sempre com cuidado e seguinte todas as medidas de segurança cabíveis.

De acordo com a nota. estelionatários utilizam anúncios pagos, que aparecem como publicidade em sites da internet, para atrais potenciais vítimas por meio da venda de produtos com preços muito abaixo do mercado.

Para justificar a redução dos valores das mercadorias, os criminosos utilizam o nome das unidades da Receita Federal responsáveis pelas atividades de controle aduaneiro – as Alfândegas.

Entretanto, as Alfândegas não realizam comercialização de mercadorias. Elas são responsáveis por gerir e executar atividades de controle aduaneiro (ações que envolvem a fiscalização e o controle sobre o comércio esterior) e pelo atendimento e orientação ao cidadão.

Outro tarefa das unidades alfandegárias é o combate aos ilícitos tributários e aduaneiros, inclusive à contrafação (falsificação de produtos, valores e assinaturas), à pirataria, ao tráfico internacional de armas de fogo emunições e à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores, em conjunto com outros órgãos.

Com o esclarecimento das funções das Alfândegas e das unidades da Receita Federal nas mesmas, o órgão busca auxiliar os cidadãos e dificultar a prática dos atos criminosos que estavam sendo realizados com a utilização do nome dessas instituições.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile