Vitória da Conquista tem terceiro caso suspeito de varíola do macacos

ecretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista
Reprodução

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou uma nota, na tarde desta segunda-feira (25), informando sobre a confirmação de mais dois casos da doença causada pelo vírus Monkeypox (conhecida como varíola dos macacos), em Salvador. O órgão investiga mais 31 casos em 10 municípios, entre eles, o terceiro caso de Vitória da Conquista.

Em nota à Agência Sertão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista informou, que até essa segunda-feira (25), foram notificados três casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos), no município. Os três pacientes possuem critérios para notificação e investigação laboratorial pelo Lacen Bahia.

De acordo com o órgão, o terceiro caso é de um paciente do sexo masculino, de 27 anos, que se encontra em isolamento domiciliar aguardando investigação laboratorial. Os outros dois casos notificados, anteriormente, ainda aguardam o resultado da análise laboratorial.

A Sesab mantem a investigação das trinta e uma notificações no estado. Os pacientes estão distribuídos entre os municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Ilhéus (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (14), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

De acordo com a Sesab, todos os indivíduos sob investigação estão recebendo as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como, isolamento. Em Salvador, os dois novos casos, um laboratorialmente e outro por critério clínico-epidemiológico, são de pessoas residentes no município.

No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença uma emergência de saúde públlica de alcance global. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que vem realizando o constante monitoramento e análise diuturna da situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância e resposta à doença no Brasil. Até então, o país somava 696 casos da doença.

A Monkeypox é uma zoonose (doença naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem) viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.

A doença cursa, normalmente, com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile