Processo Seletivo Prefeitura de Guanambi para Agentes de Saúde e Endemias tem edital divulgado

Reprodução

O Processo Seletivo da Prefeitura de Guanambi para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias teve o edital lançado na manhã desta sexta-feira (29). O documento foi publicado em uma edição do Diário Oficial do Município. Embora o edital fale em Processo Seletivo Público, as vagas são para contratação efetiva.

São 48 vagas para Agentes Comunitários de Saúde, divididas por localidades de atuação, que podem ser bairros da cidade, distritos ou comunidades rurais. Já para o cargo de Agente de Combate às Endemias são 38 vagas. Também haverá formação de cadastro de reserva.

O edital prevê a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 30% para candidatos negros.

Para as duas funções, a remuneração será de R$ 2.424,00, valor equivalente a dois salários mínimos, para carga horária de 40 horas semanais. O valor foi aprovado pela Câmara Municipal de sancionado nesta semana por meio de uma lei que adequa a remuneração ao piso nacional da categoria.

A execução do processo seletivo da Prefeitura de Guanambi será de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), instituição que conduzirá o certame.

As inscrições ficarão abertas de 3 de agosto a 5 de setembro. Os interessados deverão acessar o site do Ibam para efetua-la. Candidatos que desejaram pedir a isenção da taxa terá entre 3 e 5 de agosto para realizar a solicitação.

A seção será dividida em duas etapas. A primeira será provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Já a segunda etapa será um Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada de caráter eliminatório.

As provas objetivas estão previstas para o dia 9 de outubro. Elas serão compostas de 40 questões, sendo 20 de conhecimentos específicos, 10 de português e outras 10 de Matemática.

O resultado da primeira etapa deverá ser divulgado em 11 de novembro e o edital de convocação dos selecionados para o curso introdutório no dia 24 do mesmo mês.

A seleção terá validade de dois anos a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por uma vez por igual período.

Atribuição dos Cargos

Agente de Comunitário de Saúde

  1. Exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal. A utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade;
  2. Promoção de ações de educação para saúde individual e coletiva;
  3. O registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimento, óbitos, doenças e outros agravos à saúde;
  4. O estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde;
  5. A realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família;
  6. Participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; desempenhar atividades auxiliares na execução dos Programas de Saúde e outras correlatas ao cargo.

Agente de Combate às Endemias:

  • Controle ou erradicação de endemias ou zoonoses (dengue, febre amarela, malária, raiva, esquistossomose leishmaniose, chagas, escorpionismo, etc.) e
    outros;
  • realizar pesquisas de vetores nas fazes larvárias e adulta;
  • realizar eliminação de criadouros/depósitos positivos, através de remoção, destruição, vedação; realizar tratamento focal e Dedetização com equipamentos; realizar distribuição e recolhimento de coletores de fezes;
  • realizar coletas de amostras em cães; registrar as infecções referentes às atividades executadas em formulários específicos; participa das ações de educação em saúde do serviço de zoonoses (individual ou em grupo) dos domicílios e comunidades; participa junto à equipe de saúde da capacitação de recursos humanos, do planejamento e execução das ações de controle de vetores do serviço de zoonoses e outras atividades previstas no padrão funcional de cada posto de trabalho.
  • Zona Urbana e Rural; desempenhar outras atividades afins ao cargo.

Veja o edital completo

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile