A partir desta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Guanambi está promovendo, em todo o município, audiências sociais para escutar e identificar as entidades formadoras da cultura da cidade e somar dados para a produção do Plano Municipal de Cultura.
O Plano Municipal de Cultura é uma ferramenta governamental utilizada para sistematização de ideias, princípios, propósitos, estratégias e metas que orientarão a gestão de políticas públicas na área da cultura. As ações ali contidas serão, posteriormente, realizadas por meio de programas, projetos, eventos eatividades voltadas para a valorização e a disseminação da cultura do município.
Em Guanambi, o processo de escutas vai até o dia 16 de setembro. ele será realizado em várias etapas em diferentes espaços buscando abranger uma maior e mais vasta participação popular.
Confira a programação:
- 03 de agosto/18h – Quilombo de Queimadas;
- 09 de agosto/18h – Distrito de Morrinhos;
- 10 de agosto/18h – Distrito de Ceraíma;
- 17 de agosto/18h – Distrito de Mutans;
- 24 de agosto/18h – Quilombo Morro de Dentro;
- 31 de agosto/18h – Comunidade do Suruá;
- 12 a 16 de setembro/18h – Câmara de Vereadores, com setoriais culturais (blocos de linguagens culturais separados em cinco dias)
Além desses momentos, desde o dia 21 de julho a secretaria está promovendo, junto à Secretaria de Educação do município, escutas escolares e entrega do material da escuta para serem trabalhados com os diretores escolares e seus professores. Esse processo acontecerá até o dia 12 de setembro.
Está programada para o dia 03 de outubro a entrega de relatório ao comitê de elaboração do Plano Municipal de Cultura.
Participam desse processo, os servidores da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura; além dos Trabalhadores e trabalhadoras da Cultura; Associações de bairros e diversos de interesse público; Comunidades quilombolas; Comunidades escolares; Comunidades do campo; Comunidades religiosas; Órgãos de governo que atentam ao tema da cultura de forma transversal; Universidades e instituições de ensino; Secretarias que formam a Prefeitura de Guanambi; Empresas privadas que promovem eventos e as que perfilam a cadeia produtora da Cultura.