Feira Literária de Mucugê vai agitar a Chapada Diamantina na próxima semana

Feira Literária vai agitar Mucugê na próxima semana
Reprodução

Entre os dias 10 a 14 de agosto, será realizada, em Mucugê, na Chapada Diamantina, a 5ª edição da Feira Literária da cidade – a Fligê. Além da programação literária, diversas atividades vão abordar a literatura e a arte em suas múltiplas expressões com eventos simultâneos e programações especiais dedicadas às crianças, às juventudes e ao cinema.

Após dois anos de pausa por conta da pandemia, a Fligê traz a temática Literatura e Ancestralidades. Através de uma sucessão de narrativas dos anos de 2020 a 2022, a Feira busca  reconhecer que a Vida requer o louvor às gerações como o maior legado para continuidade da humanidade.

O tema realça as matrizes ancestrais presentes nas criações de escritores e escritoras brasileiras. Para representar a temática, foram escolhidos os escritores: Jorge Amado, Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina; Graça Graúna; e Daniel Munduruku.

No primeiro dia do evento, quarta-feira (10), acontecem oficinas e o desfile literário, com a presença das escolas, de grupos culturais e da fanfarra. À noite, será a vez das atrações musicais com Marcos Paraguassu e Som da Radiola.

Feira Literária de Mucugê 2022 - Fligê 2022
Divulgação

A abertura oficial da Fligê acontece na quinta-feira (11) com o Calçadão Literário. Nesse dia, também, serão realizadas algumas exposições, concerto da Filarmônica 23 de dezembro, musical de rua, a conferência “Literatura e Ancestralidade: o solo originário do gesto” e show com Mateus Aleluia.

A partir do dia 12 e até o dia 14, oito mesas literárias vão trazer os olhares de escritores e estudiosos sobre os temas centrais do evento. Durante esses dias, acontecerão eventos de leitura viva, leitura dramática, saraus, shows (como Margareth Menezes e Carlos Villela), literatura de cordel, coreto musical, baile literário, fotopoemas, entre outros.

Além dessa programação principal, diversas outras atividades fazem parte da Feira, como:

  • A Fligêzinha: pensada, especialmente, para o mundo das crianças, ela aproxima o fantástico mundo infantil da Literatura. Os personagens e histórias ganham vida em leitura vivas,  musicais e brincadeiras infantis.
  • A Fligê+: o espaço do encontro das juventudes para a vivência da literatura com outras linguagens, como o teatro, a música, a dança e as artes plásticas.
  • FligêCine: exibe longas e curtas metragens que permeiam as temáticas da Literatura e Ancestralidades.

A 1ª Edição da Fligê aconteceu em 2016 e o evento tem proporcionado, além das atividades ligadas ao campo da literatura, a presença de artistas plásticos e espetáculos teatrais, musicais e líricos a embalar as ruas e os espaços culturais de Mucugê e da Vila de Igatu.

Para maiores informações, acesse a Programação Completa da Fligê 2022.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile