A Prefeitura de Guanambi reimplantou o expediente em turno único, das 7h às 13h nas repartições públicas municipais. Um decreto regulamentando os horários foi assinado pelo prefeito Nilo Coelho e publicado na edição desta quarta-feira (3), do Diário Oficial do Município.
Anteriormente, a prefeitura e secretarias estavam funcionando em sistema de dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A medida excluiu unidades de saúde, vigilância e de assistência social, além da Secretaria de Infraestrutura e vários órgãos, como o SAC Municipal, Parque da Cidade, Cetep e escolas municipais. (veja lista abaixo).
De acordo com a justificativa do decreto, a administração pública entende que a diminuição do horário de funcionamento das repartições municipais vai gerar uma economia em prol das finanças do município.
Na prática, foi revogado o primeiro ato da atual gestão, colocado em prática imediatamente após a posse. À época, a prefeitura justificou que a ampliação do horário iria permitir aos cidadãos mais acesso aos serviços e que o horário reduzido dificultava a produtividade.
Órgãos e repartições não atingidas pelo decreto (continuam funcionando em dois turnos)
- Unidades Básicas de Saúde;
- Polimeg;
- Caps, Caps AD;
- Hospital Municipal;
- UPA;
- SAMU;
- 1º Centro, Lacen, CISB, CTA, PACS, Lavanderia Municipal;
- Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica;
- Secretaria Municipal de Infraestrutura;
- CETEP, escolas municipais;
- Mercado Municipal, SAC Municipal;
- Abrigo Institucional, Serviços de Convivência;
- CRAS, CREAS, Conselho Tutelar;
- Parque da Cidade e o Memorial Casa de Dona Dedé.
- DAE