Riacho de Santana divulga calendário de vacinação antirrábica na zona rural

Riacho de Santana inicia vacinação antirrábica na próxima segunda
Reprodução

A prefeitura de Riacho de Santana, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Controle de Endemias, vai realizar, a partir do dia 8 de agosto, a primeira semana de vacinação antirrábica. Inicialmente, os agentes vão realizar a aplicação nos cães e gatos da zona rural do município.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, sendo fatal em quase 100% dos casos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida, também, quando o animal doente arranha e/ou lambe a pessoa.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. É recomendável, também, sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo.

Vacinação Antirrábica - Riacho de Santana
Reprodução

Outra recomendação é não tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Em Riacho de Santana, os animais (cães e gatos) serão vacinados a partir dos três meses de vida. Os proprietários devem levar os animais nos dias e locais programados. Confira a programação da Vacinação Antirrábica:

  • Segunda-feira (08/08), na localidade Santana: Próximo ao Sítio São Roque (7h); Próximo a Valdim Maranhão (7h30); UBS (8h); Ao lado do Cemitério (9h); Próximo a Duca da Santana (10h) e Próximo ao Colégio (11h).
  • Terça-feira (09/08), nas localidades: Pajeu às 7h e em Pajeu próximo à Barragem às 7h30; Gatos às 8h; Estiva às 8h30;  Botuquara, na praça às 9h; Lava Pés, no Sítio Beija-flor às 10h; Atoleiro, Frente Batista às 10h30; Lagoinha, próximo a Nego Vieira às 11h; Alagadiço, em frente à Capela às 11h30; Riacho Fundo, próximo Zé de Zau às 12h; e na Baixa, em frente ao Chafariz às 12h30.
  • Quarta-feira (10/08), nas localidades: Cana Brava às 8h; Pau Preto, no Bar de Deca às 8h30;  Assentamento Contendas às 9h; Giral, em Lolô às 9h30; Guarimã às 10h; Poço de Lau, no Prédio Escolar às 10h30; Lagoa de Baraúna às 11h; e Lagoa do Coqueiro, no Prédio Escolar às 11h30.
  • Qinta-feira (11/08), nas localidades: Itapicuru às 8h; Pau Ferro às 8h30; Piçarra, no Prédio Escolar às 9h; Muquem de Cima, no Prédio Escolar às 9h30; Estiva às 10h; Muquem de Baixo, no Prédio Escolar às 10h30; e São João, na Escola às 11h.

Para ter acesso às demais localidades, acesse os canais oficiais de comunicação da prefeitura de Riacho de Santana.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile