A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres, realiza a campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher. Este ano, o evento tem como tema, “Mais do que ser contra, #ÉPRECISODENUNCIAR”.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. A escolha do mês tem relação com a data de promulgação da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completa 16 anos no dia 7 de agosto.
Segundo a coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade, o tema foi escolhido por conta dos últimos acontecimentos envolvendo violência contra mulher que marcaram o Brasil. “Não basta saber que uma mulher está em situação de violência. É preciso agir. É preciso denunciar”.
Um levantamento sobre as violações de direito sofridas pelas mulheres, realizado pela Coordenação de Planejamento e Vigilância Socioassistencial de Vitória da Conquista, apontou as localidades urbanas e rurais com maiores índices por território em 2021: Centro; Patagônia; Bateias; Brasil; Campinhos; Zabelê; Nossa Senhora Aparecida; Primavera; Bate-Pé; José Gonçalves; Inhobim; São João da Vitória; Cabeceira da Jiboia.
Já no Centro de Referência Albertina Vasconcelos (CRAV) foram registrados 224 novos acolhimentos em 2021, se somamos os últimos cinco anos, a unidade realizou 1.149 novos acolhimentos de mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2022, de janeiro a julho foram registrados 110 novos acolhimentos e 581 atendimentos.
Esses dados tornar as ações do Agosto Lilás, que fomentam debates sobre os direitos das mulheres e sobre a igualdade de gênero, ainda mais importantes. O objetivo é trazer visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres em situação de violência.
Para esse momento, a Coordenação de Mulheres propõe algumas ações em reconhecimento às conquistas em decorrência da Lei Maria da Penha. Confira a Programação: