Caetité investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Caetité investiga caso suspeito de varíola dos macacos
Reprodução

Em boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na tarde desta quinta-feira (4), o órgão confirmou o 13º da doença varíola dos macacos na Bahia e o primeiro caso suspeito em Caetité.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do município, o caso continua sob investigação e estão sendo aguardados os resultados dos exames laboratoriais.

Esse é o segundo caso em investigação na região. De acordo com o boletim da Sesab, outro caso suspeito de varíola dos macacos foi descartado em Serra do Ramalho.

Até as 16h desta quinta (04), o estado da Bahia registrava a notificação de 133 casos de Monkeypox, em 43 municípios. Destes, 51 foram descartados, 69 são casos suspeitos aguardando diagnóstico laboratorial.

A varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, já tem 13 casos confirmados no estado (12 por laboratório e 1 por critério clínico-epidemiológico): Salvador (10), Santo Antonio de Jesus (02) e Ilhéus (01).

Ainda de acordo com a Sesab, a maioria dos casos é em pessoas do sexo masculino (12 casos) e faixa etária variando entre 02 e 45 anos de idade. Quanto aos sinais e sintomas apresentados, foram referidos, principalmente: febre, adenomegalia (aumento dos gânglios), erupção cutânea (alteração na cor e/ou na textura da pele), dor de cabeça e nas costas.

Os casos em investigação estão nos municípios de Amargosa (1), Aratuípe (1), Barra (1), Caetité (1), Cairu (1), Camaçari (1), Camamu (1), Conceição do Coité (1), Conceição do Jacuípe (1), Cruz das Almas (1), Dias D’Ávila (1), Ibicaraí (3), Ilhéus (1), Itaberaba (3), Itapebi (1), Itiruçu (1), Jaguaripe (1), Jeremoabo (1), Juazeiro (1), Lauro de Freitas (2), Nazaré (1), Salvador (35), Santa Cruz Cabrália (1), Santa Cruz da Vitória (1), Santo Antônio de Jesus (1), São Sebastião do Passé (1), Serra do Ramalho (1), Ubaitaba (1), Vitória da Conquista (1) e Xique-Xique (1).

A varíola dos macacos é uma zoonose (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) causada pelo vírus monkeypox. Até essa quarta-feira (3), o Brasil possuia  1.721 casos confirmados da doença com um óbito.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 23 de julho de 2022, decretou como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) o atual surto de Monkeypox.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile