Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista diz que crise de desabastecimento nacional está causando dificuldades para aquisição de medicamentos

falta de medicamentos soro fisiológico
Imagem Ilustrativa | Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista informou por meio de nota oficial que está encontrado dificuldade para aquisição de alguns medicamentos como dipirona, amoxicilina, azitromicina, loratadina, salbutamol, gliclazida e espironolactona.

A situação difícil enfrentada pelas farmacêuticas afeta também o fornecimento de soro fisiológico. O produto está sem garantia de estoque, além da elevação exorbitante dos preços praticados pelos fabricantes.

De acordo com a pasta, o cenário está relacionado a uma crise nacional de desabastecimento de medicamentos e insumos básicos que são rotineiramente utilizados nos serviços públicos de saúde. Segundo os fornecedores farmacêuticos, o abastecimento irregular se dá pela dificuldade para entrega e aquisição de produtos, IFAs (Insumo Farmacêutico Ativo) e até embalagens.

O problema ocorreria porque o mercado foi impactado pela logística de importação após a pandemia da Covid-19, o lockdown na China e, recentemente, o conflito entre Rússia e Ucrânia, além da elevação no padrão de consumo.

“Estamos na ponta dos serviços de saúde com muita dificuldade para comprar esses insumos e medicamentos, mas buscando racionar o uso e outros meios de resolver a situação até que seja normalizado o fornecimento desses produtos para que a população não fique desassistida”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile