21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Seis municípios baianos têm casos confirmados da varíola dos macacos

Mais Lidas

A Bahia já tem 19 casos de Monkeypox (varíola dos macacos) confirmados até este domingo (7). De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o estado tem 244 casos notificados da doença, subdivididos em 60 municípios.

Os últimos três casos foram confirmados neste sábado (6), nas cidades de Conceição do Jacuípe, Mutuípe e Salvador.

Do total de notificações, 95 foram descartados e 130 são considerados casos suspeitos, ainda aguardando o diagnóstico laboratorial. Entre as confirmações, 18 ocorreram em laboratório e um por critério clínico epidemiológico.

Veja também: Caetité investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Ainda de acordo com o boletim, os casos confirmados são de pacientes residentes em Salvador (12 casos), Santo Antônio de Jesus (02 casos), Cairú (01 caso), Conceição do Jacuípe (01 caso), Mutuípe (01 caso) e Ilhéus (01 caso), com predomínio do sexo masculino (17 casos) e faixa etária variando entre 02 meses e 45 anos de idade.

Quanto aos sinais e sintomas apresentados, foram referidos na maioria dos casos: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas .

A Sesab informou que foi intensificado a sensibilização das vigilâncias epidemiológicas dos municípios baianos para que fossem realizadas as notificações da doença via RedCap, que é o formulário de coleta oficial do Ministério da Saúde.

Porém, afim de permitir maior capilaridade de captação de casos suspeitos da doença, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/Bahia) acompanha as notificações feitas pelos canais de comunicação existentes, tendo em vista a necessidade de notificação imediata, em até 24 horas, para oportuna ação na contenção do risco como isolamento dos suspeitos e confirmados e demais medidas que se façam necessárias.

A pasta explica que a Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas