Barreiras registrou frio de 14ºC e calor de 35ºC em intervalo de 10 horas

Calor e frio em Barreiras
Reprodução

O início da segunda metade do inverno tem sido de tempo frio e ao mesmo tempo de calor no município de Barreiras. A cidade que é considerada uma das agrocapitais do Brasil tem apresentado dias com variações drásticas na temperatura.

Nesta terça-feira (9), por volta das 7h, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura mínima de 14,5ºC. Dez horas depois, às 17h, a máxima registrada foi de 35,2°C. A amplitude térmica, diferença entre mínima e máxima, foi de 20,7ºC.

Na segunda-feira (8), a cidade já havia registrado máxima de 35ºC, a maior entre todas as cidades baianas monitoradas pelo Inmet.

O calor é fruto de um bloqueio atmosférico que ainda influencia a parte mais central do País e vai perdendo força no decorrer da semana, o que não garantirá que o calor dê uma aliviada na Região Oeste Baiana.

Já o frio ocorre por conta dos ventos e da baixa umidade, que favorece a troca térmica, permitindo que temperatura caia gradativamente após o por do sol.

Nesta segunda-feira (8), os termômetros marcaram 35ºC na cidade, de acordo com dados coletados pela , maior temperatura entre todas as cidades baianas com monitoramento ativo.

Em Luís Eduardo Magalhães, também no Oeste do Estado, a mínima foi de 15,9ºC e a máxima de 34,1ºC nesta terça.

As previsões apontam que o tempo continuará com oscilações bruscas de temperaturas na região até meados de setembro, quando podem ocorrer as primeiras chuvas na região.

Além do Oeste do Estado, as temperaturas também estão elevadas em cidades da região Centro-Sul, como no caso de Guanambi, onde as máximas estão passando dos 33º e também podem superar os 35ºC no decorrer da semana

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile