Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram intimados pela Justiça Eleitoral por propaganda irregular. Por ordem da juíza eleitoral Adriana Silveira Barros, emitida nesta terça-feira (9), os responsáveis por contratar as peças têm o prazo de 24 horas para retirar as imagens, consideradas propaganda irregular.
Pelo menos cinco propagandas instaladas na cidade foram alvos da ação, localizadas em vias de grande circulação de veículos e pedestres. A comissão provisória do PL em Guanambi também foi intimada, mas não se manifestou.
Diante da situação, a juíza eleitoral resolveu intimar diretamente os responsáveis após conseguir identificá-los por meio dos proprietários das placas onde foram fixadas as propagandas.
O responsável por um dos outdoors confirmou à reportagem da Agência Sertão que recebeu a intimação da Justiça Eleitoral e que vai cumprir a determinação ainda nesta quarta-feira (9), removendo a propaganda.
De acordo com a legislação eleitoral, a propaganda eleitoral mediante outdoors é vedada, inclusive por meio de dispositivos eletrônicos. Em caso de descumprimento, a empresa responsável pelo aluguel do espaço, bem com os partidos, as coligações e os candidatos ficam sujeitos a imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa que pode variar de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 a depender da interpretação da Justiça Eleitoral.