Por meio do boletim de Vigilância, Alerta e Resposta ao Evento de Saúde Pública – Monkeypox (varíola dos macacos) desta quarta-feira (10), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) informou que o caso suspeito da doença em Caetité foi descartado laboratorialmente.
Com isso, o município não tem mais casos suspeitos da doença, assim como os outros municípios da Região de Guanambi que seguem sem notificações.
A Secretaria de Saúde do Município informou no momento da notificação do caso que tomou todas as medidas epidemiológicas referentes ao paciente e seu de seus contactantes.
Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todos os casos suspeitos no municípios foram descartados, embora o boletim epidemiológico do Cievs aponte que ainda resta um caso em investigação.
Novos casos na Bahia
Mais cinco casos da varíola dos macacos (Monkeypox) foram registrados nesta quarta-feira (10) na Bahia. De acordo com a Sesab, as notificações confirmadas são relativas a três indivíduos residentes em Salvador, um em Feira de Santana e outro em Xique-xique.
Com estas confirmações, a Bahia totaliza 25 casos da doença, sendo 17 em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 166 suspeitos.
Ao todo, foram notificados 346 casos de Monkeypox em 78 municípios baianos. Destes, 155 foram descartados, inclusive um em Caetité, que estava sob investigação desde a semana passada.