Ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista tem candidatura de suplente ao senado registrada

Publicado por
Compartilhado

A ex-vice-prefeita de Vitória da Conquista, Irma Lemos, teve sua candidatura registrada para o cargo de segunda suplente do candidato a senador Cacá Leão (PP). Ela pertence União Brasil e é a presidente da sigla na cidade.  O primeiro suplente da chapa é o deputado federal Ronaldo Carlleto (PP).

Irmã, que é mãe da atual prefeita Sheila Lemos (União), tem 72 anos e além de vice-prefeita na gestão anterior, foi vereadora por três mandatos. Durante seu mandato na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, assumiu a prefeitura interinamente por duas vezes por conta de afastamentos do titular.

A chapa de Irma ao Senado Federal apoia e é apoiada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), um dos candidatos ao Governo da Bahia.

Esta não será a primeira vez que Irma concorre ao mesmo cargo. Em 2002 ela foi registrada como segunda suplente do então vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), no entanto, seu registro não foi deferido pela Justiça Eleitoral.

Os candidatos a suplente de senador são os que costumam passar mas despercebidos durante as eleições gerais no Brasil. Raramente aparecem nas propagandas e nos palanques durante as campanhas.

Apesar da pouca exposição durante a campanha, muitas vezes os suplentes acabam assumindo os mandatos por algum tempo, quando por exemplo um senador é convidado para assumir algum ministério. Além disso, o mandato de senador é de 8 anos, o dobro dos demais cargos eletivos, o que aumenta a esperança dos suplentes de serem convocados por conta de um eventual pedido de licença do titular.

Cada um dos 81 senadores eleitos pelos 26 estados e pelo Distrito Federal leva consigo dois suplentes para substituí-los em caso de necessidade de afastamento.

Na atual legislatura, pela Bahia, o senador Jaques Wagner (PT) tem como suplentes o atual vice-prefeito de Uruçuca, Bebeto Adalberto Souza Galvão e a ex-prefeita de Sebastião Laranjeiras Luciana Leão Muniz.

Já Ângelo Coronel (PSD) tem como primeiro suplente o ex-deputado federal Davidson Magalhães e Silvia Cerqueira, hoje candidata a deputada federal pela REDE.

Otto Alencar (PSD) que está em fim de mandato e concorre à reeleição tem como suplentes o professor da Uesb Abel Rebouças e a ex-deputada estadual Marizete.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 10 de agosto de 2022 10:05

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio