Guanambi realizará recolhimento de embalagens usadas de agrotóxicos nos distritos

Embalagens vazias de agrotóxicos
Reprodução

A prefeitura de Guanambi irá realizar recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. O recebimento itinerante do material será realizado na sede dos distritos do município, em  setembro.

Durante a atividade agrícola requer cuidados específicos no combate às pragas e, em alguns casos, o uso de agrotóxicos. Esse procedimento exige dos agricultores uma conduta responsável quanto à destinação final das embalagens utilizadas, visando, não só a proteção ao meio ambiente, mas, também, reduzir o risco para a saúde humana.

A destinação final das embagens vazias de agrotóxicos é um procedimento complexo que requer participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitorizamento das atividades relacionadas ao manuseio, transporte, armazenamento e processamento desses materiais.

Coleta de embalagens de agrotóxicos
Reprodução

Segudno a Associação Nacional dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários, aos usuários cabem as seguintes funções: preparar as embalagens vazias para devolução (com lavagem e inutilização das mesmas); armazenar, temporariamente e com segurança, o material;  transportar e devolver as embalagens vazias, com suas respectivas tampas e manter em seu poder os comprovantes de entrega das embalagens e a nota fiscal da compra do produto.

Periodicamente é realizado o recebimento itinerante para coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. A Prefeitura de Guanambi, através das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, realizará o recolhimento de vasilhames no dia 22 de setembro.

No distrito de Morrinhos o local de recolhimento será na Subsede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em frente ao cemitério, das 08h30 às 12h. Já no distrito de Ceraíma, a coleta será realizada na Biofábrica, no período vespertino, das 14h às 16h.

Segundo a prefeitura, após o recolhimento, as embalagens serão transportadas com segurança a uma unidade de recebimento do sistema para que seja realizada a destinação ambientalmente adequada.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile