Rural

13º Congresso Brasileiro de Algodão está sendo realizado até esta quinta-feira em Salvador

Publicado por
Compartilhado

Cerca de 2.500 pessoas participam do 13º Congresso Brasileiro de Algodão (CBA). O evento foi aberto nesta terça-feira (16) e a programação segue até quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Salvador, com representação de todos os setores da cadeia produtiva da pluma para discutir as demandas do mercado algodoeiro no Brasil e no mundo com 121 palestrantes.

Considerado o maior evento da cotonicultura nacional e organizado pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), nesta 13º edição, o CBA traz como tema principal “Algodão brasileiro – desafios e perspectivas no novo cenário mundial”, afinal, as mudanças impostas após dois anos de pandemia exigiram de lideranças, produtores, pesquisadores e empresários do algodão estratégias diferenciadas para acompanhar as tendências e atender às exigências dos consumidores. 

De acordo com a Abrapa, o CBA é realizado desde 1997, superando números e expectativas dos participantes. Durante a cerimônia de abertura oficial do evento, o presidente, Júlio Busato, ressaltou a força da pluma brasileira.

“Estou muito feliz em rever cada um de vocês após três anos de distanciamento. Há muito tempo deixamos de ser um simples mercado de oportunidade e nos tornamos supridores eficientes, oferecendo um algodão sustentável, qualificado, com rastreabilidade, escala e constância”, avaliou. “Além disso, temos um produto de extrema importância socioeconômica para o Brasil que nos garante lugar privilegiado no cenário internacional”, enfatizou Busato.

Quarto produtor mundial de algodão, o Brasil tem a meta arrojada de colocar o país no topo do ranking internacional de exportação da pluma até 2030. Entre os maiores produtores estão Índia, China e Estados Unidos. Cerca de 63% do algodão do país é produzido em segunda safra; 93% em sequeiro, 42% da pluma é licenciada BCI (Better Cotton) e 84% têm certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR). O Brasil é o único no mundo que certifica as unidades de beneficiamento (algodoeiras), totalizando 266 usinas no país, com quase 30% certificadas em 2021. 

Também presente ao evento, o ministro da Agricultura, Marcos Montes fez questão de destacar a participação do agro como segmento impulsionador da economia brasileira. “O Brasil sempre foi um país do olhar para frente. E, junto com ele, o agronegócio respondeu, reagiu e se comprometeu ainda mais com o nosso futuro. E como hoje nós temos liberdade para produzir, acredito que, em 10 anos, seremos o maior exportador mundial de algodão”, disse Montes, deixando sua mensagem de reconhecimento e confiança aos produtores de algodão. “Vocês estarão junto conosco como os grandes responsáveis por colocar o Brasil como protagonista no cenário mundial”.

Representando o Governo da Bahia, o secretário de Agricultura, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Leonardo Bandeira, deu as boas vindas aos congressistas, salientando que é hora de expandir conhecimento e tecnologia e estabelecer novos planejamentos desde a matéria-prima até o comércio para alcançar mercados. “É gratificante observar que o agro, especialmente o algodão, não parou, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela pandemia. Na Bahia, temos apoiado incansavelmente a cotonicultura por entender sua importância econômica e social”. 

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença da Diretora de Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC), Marième Fall. “A OMC tem particular interesse em supervisionar o comércio internacional do algodão em função das diversas populações ligadas ao setor no mundo inteiro. Nosso compromisso é restabelecer os níveis de igualdade comercial, garantindo que todos os produtores sejam beneficiados”, pontuou a diretora, que pela primeira vez participa de um evento internacional sobre o algodão.

Ao lado dela, o embaixador Ruy Carlos Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), defendeu o desenvolvimento alcançado pela cotonicultura nos últimos 20 anos. “Vejo com alegria e satisfação o extraordinário avanço produtivo do segmento, de absoluta importância para a economia brasileira. E nosso trabalho é, justamente, espelhar esse esforço para além fronteiras, para que o Brasil assuma uma posição de relevância cada vez maior”.

Esta postagem foi publicada em 17 de agosto de 2022 09:50

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

PRF apreendeu mais de 50 quilos de entorpecentes em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta terça-feira (30), cerca de 50kg de…

30 de abril de 2024

Brasil registrou mais de 244 mil empregos formais em março

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgou nesta terça-feira (30), pelo…

30 de abril de 2024

Estudantes da rede estadual com deficiência visual receberam óculos inteligentes

A Secretaria da Educação do Estado da Baia (SEC) divulgou nesta segunda-feira (29) que realizou…

30 de abril de 2024

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.719 da Mega-Sena serão sorteadas nesta terça, 30 de abril,…

30 de abril de 2024

Governo da Bahia lançou 13 chamadas públicas para aquisição de alimentação escolar da agricultura familiar

Por meio de ações que envolvem encontros territoriais e lançamentos de chamadas públicas para aquisição…

30 de abril de 2024

Prefeitura no Oeste da Bahia abre processo seletivo com salários de até R$ 5 mil

Estão abertas as inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na…

30 de abril de 2024