24.4 C
Guanambi
19.6 C
Vitória da Conquista

Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador sediam encontros de formação do Selo Unicef

Mais Lidas

Equipes municipais de 236 municípios baianos estão se reunindo com representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), e seu parceiro técnico, o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

Os encontros visam fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e garantir a aprendizagem, durante o Encontro pela Educação no Selo Unicef – Fortalecendo políticas públicas para crianças.

Serão três encontros na Bahia: o primeiro foi no último dia 9, em Feira de Santana. Nesta quarta-feira (17) será a vez de Vitória da Conquista e dia no 30 a atividade será em Salvador.

Em Vitória da Conquista, o evento será realizado das 8h às 16h, no Polo de Educação (antigo CEMAE), localizado na Av. Olívia Flores, 3000, B. Candeias – Auditório e Salas 1 e 6.

De caráter formativo, o encontro reunirá técnicos das áreas de saúde e educação engajados no Selo Unicef e na Busca Ativa Escolar, a fim de compartilhar experiências, realizar estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias das duas estratégias com vistas a atuar nos municípios para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes.

Evasão escolar, qualidade da educação infantil, importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências são alguns dos temas abordados no evento.

“Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo”, destaca Verônica Bezerra, especialista em educação do Unicef.

Em todo o Brasil, 29 encontros acontecem até 30 de agosto em 18 estados integrantes das regiões do semiárido e Amazônia brasileiros, reunindo mais de 5 mil técnicos de 2 mil municípios. Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo Unicef que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição.

Exclusão

O Brasil vinha avançando, lentamente, no acesso de crianças e adolescentes à escola nos últimos anos Mas a pandemia de Covid-19 trouxe uma regressão de duas décadas.

Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil, de acordo com estudos lançados pelo Unicef. A pesquisa indicou que quase 1,5 milhão de estudantes não frequentavam a escola (remota ou presencialmente) e outros 3,7 milhões que estavam matriculados, não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa.

Sobre o Selo UNICEF

O Selo Unicef é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na Bahia, 236 municípios participam da atual edição do Selo Unicef, que teve início em agosto de 2021 e segue até 2024.

Durante estes quatro anos, as gestões municipais que aderiram à iniciativa, participam de capacitações, recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do Unicef e parceiros, desenvolvem um plano de ação, mobilizam a comunidade local para participar das decisões, acompanham a evolução de indicadores sociais, são monitorados. Ao final da edição, o Unicef avalia o avanço de cada um dos municípios participantes e anuncia os certificados.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da iniciativa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o Uniceftrabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

CDJBC

O Centro Dom José Brandão de Castro é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua em Sergipe há mais de 25 anos, e há 15 é parceiro implementador do Selo Unicef. Por acreditar que a educação é instrumento para superar as desigualdades sociais e que todos os direitos devem ser garantidos a todas as pessoas, o Centro Dom José Brandão de Castro desenvolve ações de educação popular, ambiental e formação para crianças, adolescentes, jovens, idosos/as, trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como, iniciativas que contribuem – e que cobrem do poder público – a promoção dos direitos humanos.

POLO VITÓRIA DA CONQUISTA

Data: 17/08/2022 quarta-feira
Local e endereço: Polo de Educação (antigo CEMAE): Av. Olívia Flores, 3000, B. Candeias – Auditório e Salas 1 e 6.
Horário: 08h às 16h

Mais informações:

Débora Melo: coord. de comunicação do Selo Unicefem SE, BA e MG
Tel e WatsApp: (79) 99996-6899
E-mail: deboramelorocha@gmail.com

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas