Conquista e Região

Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador sediam encontros de formação do Selo Unicef

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Equipes municipais de 236 municípios baianos estão se reunindo com representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), e seu parceiro técnico, o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

Os encontros visam fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono e exclusão escolar e garantir a aprendizagem, durante o Encontro pela Educação no Selo Unicef – Fortalecendo políticas públicas para crianças.

Serão três encontros na Bahia: o primeiro foi no último dia 9, em Feira de Santana. Nesta quarta-feira (17) será a vez de Vitória da Conquista e dia no 30 a atividade será em Salvador.

Em Vitória da Conquista, o evento será realizado das 8h às 16h, no Polo de Educação (antigo CEMAE), localizado na Av. Olívia Flores, 3000, B. Candeias – Auditório e Salas 1 e 6.

De caráter formativo, o encontro reunirá técnicos das áreas de saúde e educação engajados no Selo Unicef e na Busca Ativa Escolar, a fim de compartilhar experiências, realizar estudos de caso e aprofundar o aprendizado sobre as metodologias das duas estratégias com vistas a atuar nos municípios para reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes.

Evasão escolar, qualidade da educação infantil, importância da busca ativa vacinal, desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências são alguns dos temas abordados no evento.

“Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo”, destaca Verônica Bezerra, especialista em educação do Unicef.

Em todo o Brasil, 29 encontros acontecem até 30 de agosto em 18 estados integrantes das regiões do semiárido e Amazônia brasileiros, reunindo mais de 5 mil técnicos de 2 mil municípios. Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo Unicef que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição.

Exclusão

O Brasil vinha avançando, lentamente, no acesso de crianças e adolescentes à escola nos últimos anos Mas a pandemia de Covid-19 trouxe uma regressão de duas décadas.

Em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos não tiveram acesso à educação no Brasil, de acordo com estudos lançados pelo Unicef. A pesquisa indicou que quase 1,5 milhão de estudantes não frequentavam a escola (remota ou presencialmente) e outros 3,7 milhões que estavam matriculados, não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram se manter aprendendo em casa.

Sobre o Selo UNICEF

O Selo Unicef é uma iniciativa do Unicef para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Na Bahia, 236 municípios participam da atual edição do Selo Unicef, que teve início em agosto de 2021 e segue até 2024.

Durante estes quatro anos, as gestões municipais que aderiram à iniciativa, participam de capacitações, recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do Unicef e parceiros, desenvolvem um plano de ação, mobilizam a comunidade local para participar das decisões, acompanham a evolução de indicadores sociais, são monitorados. Ao final da edição, o Unicef avalia o avanço de cada um dos municípios participantes e anuncia os certificados.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que tem o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da iniciativa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o Uniceftrabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

CDJBC

O Centro Dom José Brandão de Castro é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua em Sergipe há mais de 25 anos, e há 15 é parceiro implementador do Selo Unicef. Por acreditar que a educação é instrumento para superar as desigualdades sociais e que todos os direitos devem ser garantidos a todas as pessoas, o Centro Dom José Brandão de Castro desenvolve ações de educação popular, ambiental e formação para crianças, adolescentes, jovens, idosos/as, trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como, iniciativas que contribuem – e que cobrem do poder público – a promoção dos direitos humanos.

POLO VITÓRIA DA CONQUISTA

Data: 17/08/2022 quarta-feira
Local e endereço: Polo de Educação (antigo CEMAE): Av. Olívia Flores, 3000, B. Candeias – Auditório e Salas 1 e 6.
Horário: 08h às 16h

Mais informações:

Débora Melo: coord. de comunicação do Selo Unicefem SE, BA e MG
Tel e WatsApp: (79) 99996-6899
E-mail: deboramelorocha@gmail.com

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Durante buscas por homem afogado na Bahia, segundo corpo foi encontrado no rio São Francisco

No último domingo (25), enquanto o Corpo de Bombeiros fazia buscas pelo corpo de um…

Caminhão com carga ilegal de madeira nativa foi preso no oeste da Bahia

Na noite dessa segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu carga de madeira nativa…

A partir desta terça, eleitores não podem mais ser presos

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação,…

Uma mulher morreu e outra ficou ferida após pedra de cânion do Rio São Francisco despencar na Bahia

Uma pedra despencou de um cânion do rio São Francisco neste domingo (25) e atingiu…

Novas turmas foram abertas para aulas de violão gratuitas em Vitória da Conquista

Estão abertas as inscrições para o curso de violão promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento…