Meio Ambiente

Livro com detalhes de expedição científica no rio São Francisco foi lançado pela Ufal

Publicado por
Compartilhado

Na última terça-feira (16) ocorreu o lançamento do segundo volume do livro “O Baixo São Francisco: características ambientais e sociais”. O evento foi no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A.C. Simões, e contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira.

As atividades foram abertas com a apresentação de um vídeo-documentário que mostrou um pouco das edições anteriores da Expedição Científica. Após a apresentação do vídeo, que trouxe a trajetória e ações da expedição, foi o momento da formação da mesa com representantes e parceiros da expedição. Mas, antes de iniciarem suas falas ocorreu a bela apresentação do cordelista e poeta alagoano, Jorge Calheiros, que também é patrimônio vivo de Alagoas. Ele foi acompanhado pelo cantor Eduardo Pereira. Ambos foram muito aplaudidos após a apresentação.

Em sua fala, a procuradora da República do Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, Juliana Santa Rosa, celebrou o trabalho realizado pela equipe da Expedição Científica. “É um trabalho que toca o coração. Desde a infância cruzei o rio São Francisco e fico feliz em saber do empenho, alegria e entusiasmo de vocês para cuidar dele. Parabéns pela iniciativa e por mudar a vida dos ribeirinhos. A ciência aqui é praticada com o intuito de salvar vidas”, disse.

Segundo o superintendente da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Marcelo Ribeiro, a Expedição Científica hoje é uma referência nacional. “Começou modesta e agora está grandiosa. Trouxe diagnósticos e muitos resultados retirados do rio São Francisco. A SEMARH se engaja nesse processo e colabora com vocês estruturando parcerias em benefício do Velho Chico. Reitero em nome do secretário Gino César, o apoio e a parceria com a expedição.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, agradeceu a todos que fazem parte da Expedição Científica desde o princípio. “Um deles é o Antônio Jackson que foi fundamental para o pontapé inicial. Temos muito orgulho de tê-lo conosco. Nós investimos na expedição porque sabemos da seriedade e do quanto a ciência é necessária, bem como as políticas públicas. Esse livro é resultado do conhecimento e do trabalho científico. Tudo que foi realizado até hoje tem como base a ciência, informações técnicas e traz especialistas competentes, envolvidos com o trabalho e ações com ribeirinhos, indígenas e quilombolas. A expedição é uma grande lição de conhecimento. Fico extremamente feliz em ver a expedição consolidada não só como presidente, mas como ribeirinho. Vocês estão de parabéns! Acreditamos desde o início e continuaremos a investir neste trabalho sensacional”, comentou de maneira emocionada.

O coordenador-geral das expedições e um dos organizadores do livro, Emerson Soares, agradeceu todo o apoio recebido, inclusive o que é dado desde o início pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “Agradeço ao Comitê em nome do presidente, Maciel Oliveira e do membro Anivaldo Miranda. Meus agradecimentos se estendem a cada expedicionário e aos parceiros que fazem as expedições acontecerem. Cada um dos que estão envolvidos nesta expedição merece ser exaltado pelo grande trabalho que realiza e pela grande colaboração que engrandece este projeto”.

Sobre o livro, fruto de uma parceria com a editora da UFAL, traz em seu segundo volume 23 capítulos estruturados por grandes áreas do conhecimento científico, de forma que a organização da escrita facilita a leitura e o entendimento por parte dos leitores. Nele estão os resultados das pesquisas mais atuais sobre a região do Baixo São Francisco, em formato impresso e virtual. O livro tem como organizadores Emerson Carlos Soares, José Vieira Silva e Themis Jesus Silva.

O leitor terá neste livro acesso aos dados científicos e às análises que mostram como encontra-se a região pesquisada, situada entre os Estados de Alagoas e Sergipe. São pesquisas em relação à qualidade da água, contaminantes, mata ciliar, assoreamento, peixes, geoprocessamento, solo, genotoxicidade, pesca, histopatologia, bem como a saúde pública e bucal da população ribeirinha, manguezal e arqueologia subaquática.

As Expedições Científicas do Baixo São Francisco são uma realização da Universidade Federal de Alagoas e têm como investidores o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A vice-reitora da UFAL, Eliana Cavalcanti, pontuou que a expedição deve ser comemorada. “A expedição só cresceu e tudo isso se deu pelo trabalho realizado por cada um dos pesquisadores. Saímos da universidade, da zona de conforto para ir às comunidades, vivenciar o que eles vivenciam. Se não enxergarmos a importância que o Velho Chico tem, ele irá desaparecer. Agradeço a força e a coragem dos coordenadores da expedição que trabalham para entregar os resultados e a favor do Velho Chico”.

“A expedição é esse sucesso porque tem lideranças que fazem acontecer. O rio São Francisco ganhou voz através desse trabalho realizado pela grande equipe de pesquisadores”, finalizou Antônio Jackson, membro do CBHSF e conhecido como mestre do rio.

A abertura da 5ª Expedição Científica acontecerá no município de Piranhas (AL) com a presença de diversas instituições e parceiros. Haverá o ‘esquenta’ para a Bienal do Livro, feira de artesanato, a apresentação do projeto Berçário do São Francisco, a apresentação do trailer do filme “O Imperador e o Rio, exposição do museu Velho Chico, a apresentação do Planetário e Oceanário nas ações de educação ambiental, peixamento de espécies nativas e ações de pesquisas sociais com a população e no Velho Chico.

Segue cronograma da Expedição Científica, que será de 03 a 12 de novembro deste ano:

03.11 – Piranhas (AL)
04.11 – Pão de Açúcar (AL)
05.11 – Gararu (SE)/Traipu (AL)
06.11 – São Brás (AL)
07.11 – Propriá (SE)
08.11 – Igreja Nova (AL)
09.11 – Penedo (AL)
10.11 – Penedo (AL) e Piaçabuçu (AL)
11.11 – Foz do São Francisco (AL)/Brejo Grande (SE)
12.11 – Penedo (AL)

Informações da CHBSF

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 20 de agosto de 2022 12:25

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio