Meteorologia prevê muito vento e garoa em Vitória da Conquista durante a semana

garoa vitória da conquista - Maicon Silva
Foto: Maicon Silva

O tempo mudou em Vitória da Conquista neste fim de semana. Além da garoa que cai sem parar desde o início da madrugada, os ventos ficaram mais fortes e intensos.

As temperaturas permanecem dentro dos padrões do inverno, com mínima de 14,2ºC nas primeiras horas da manhã desde domingo (21), registrada por volta das 6h pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no campus da Uesb. Por conta das rajadas de vento de quase 40 km/h, a sensação térmica chegou a 6ºC.

De acordo com os institutos de meteorologia e modelos meteorológicos, a tendência é que boa parte da semana seja com garoa e vento na cidade e em todos os municípios do Planalto da Conquista, com possibilidade até de chuvas um pouco mais expressivas nas áreas mais altas de Barra do Choça e Itambé.

Além do vento, que deve continuar forte e intenso, as mínimas tendem a continuar na casa dos 14ºC. Por conta do aumento da nebulosidade, o sol deve aparecer pouco ou quase nada ao longo dos dias, deixando as tardes com máximas inferiores a 22ºC.

A mudança nas condições climáticas na região de Vitória da Conquista são reflexos da atuação de um sistema de alta pressão no oceano. O fenômeno  faz com que o vento sopre de forma persistente para a costa.

Por esta razão, a umidade segue bastante elevada em toda faixa litorânea do extremo Sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Parte desta umidade consegue romper pelo continente e as regiões de maior altitude costumam ser mais beneficiadas com a umidade que consegue avançar.

Previsão para o Festival de Inverno

As previsões apontam também que o fim de semana de Festival de Inverno Bahia (FIB) terá bastante frio, com mínimas de até 15ºC no início da madrugada e bastante vento, o que pode deixar a sensação térmica de 6ºC.

No entanto, a garoa deve diminuir com o avançar da semana e no momento não há previsão de que ela esteja intensa nas noites e madrugadas do evento.

O evento será realizado entre sexta-feira (26) e domingo (28), no Parque de Exposições.

Veja também:

https://agenciasertao.com.br/2022/08/04/com-atracoes-da-arena-eletro-rock-festival-de-inverno-bahia-tem-programacao-completa/

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile