Brasil

Crise das clínicas de diálise ameaça pacientes renais em todo o país

Publicado por
Compartilhado

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), estará realizando na próxima quinta-feira (25), um Dia D da Diálise. A mobilização busca criar condições para a conscientização dos governantes e da socidade acerca da grave crise enfrentada pelas clínicas de diálise que prestam serviço ao Sistema Única de Saúde (SUS).

De acordo com o órgão, nos últimos seis anos, quarenta clínicas foram a falência no país devidos os repasses insuficientes realizados pelo SUS. Os valores recebidos variam, dependendo do porte da clínica, entre 36% a 49% abaixo do custo real do tratamento.

A crise financeira vivida pelas clínicas de tratamento renal de todo o País, pela falta de reajuste no repasse do SUS, teve início muito antes da aprovação do piso dos enfermeiros e da pandemia, mas esses últimos acontecimentos tornaram a situação mais crítica.

No Brasil, dos 144 mil pacientes renais, 123 mil são assistidos pelo sistema público. O país possui 842 clínicas de diálise distribuídas em apenas 7% dos municípios brasileiros, sendo que 719 são unidades privadas.

Na Bahia, estima-se que existam entre oito e dez mil pacientes renais, sendo 2.450 deles na Região Metropolitana de Salvador. Todos eles correm o risco de terem tratamentos pelo SUS interrompidos.

Segundo a Regional da Bahia da ABCDT, o reajuste da tabela do SUS não tem acompanhado a inflação oficial. Com isso, as clínicas privadas, além da perda de receita, perdem a capacidade de investimento, o que tem levado ao sucateamento dos serviços e a situação vivida pelas clínicas.

Além do reajuste da tabela do SUS, outras alternativas são apontadas pela ABCDT como coadjuvantes no enfrentamento da crise vivenciada pelo sistema: redução ou isenção do ICMS dos insumos usados nas hemodiálises; a anistia da água, que gera altos custos para o setor; e o cofinanciamento junto aos estados, realidade em algumas unidades da federação como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O Dia D da Diálise é realizado pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN), a Federação Nacional de Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR), a Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (Abrasrenal), a Associação Brasileira da Indústria de Soluções Parenterais – ABRASP, a Confederação Nacional de Saúde – CNSaúde e Federação Brasileira de Hospitais – FBH.

A Associação convida, através da Campanha Vidas Importam, clínicas, profissionais da área, pacientes e familiares para aderirem ao lema #adialisenaopodeparar. Maiores informações estão sendo divulgadas no Facebook e no Instagram @VidasImportam.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de agosto de 2022 13:16

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio