O movimento no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha cresceu pelo sexto mês consecutivo. Durante julho, mês de férias escolares em muitas partes do país, foram realizados 3.517 embarques e desembarques, crescimento de 26% em relação ao mês de junho, quando 2.835 passageiros passaram pelo local.
Julho também foi o mês com maior número de pousos e decolagens, 81 no total. Além dos voos diários para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, operados pela Azul Linhas Aéreas, desde 25 de junho, a Azul Conecta, subsidiária da companhia para voos de integração da malha aérea, opera um voo semanal ligando Salvador a Belo Horizonte via Guanambi.
Desde 20 de setembro do ano passado, quando as operações foram iniciadas, até 31 de julho, foram realizados 22.760 embarques e desembarques no Aeroporto de Guanambi. Os dados são dos Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados nesta terça-feira (30).
Ao todo, 1.781 passageiros viajaram de Guanambi para Belo Horizonte e 1.671 fizeram o trajeto inverso. A maior parte foi realizada pela Azul, em aeronaves ATR-72, de 70 lugares, cuja ocupação média foi de 80%.
Um total de 66 embarques e desembarques para o trecho ocorreu pela Azul Conecta.
Salvador
Até o fim de julho, foram realizados 11 pousos e decolagens na ligação de Guanambi para Salvador, e 69 passageiros embarcaram nos dois sentidos. Considerando que a operação ocorre em aviões Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros, a taxa de ocupação foi de 70%.
Foram 40 desembarques vindos da capital e 29 embarques no trecho inverso. Também foram realizados 62 embarques e desembarques para Belo Horizonte e quatro embarques para Montes Claros.
A princípio, não haveria ligação com a cidade do Norte de Minas Gerais, no entanto, por conta das dificuldades de abastecimento no Aeroporto de Guanambi, a companhia incluiu uma escala para realizar o reabastecimento e colou à venda as passagens de Montes Claros para Guanambi.
Abastecimento
Diante da necessidade de modernizar o sistema de abastecimento de aviões no Aeroporto de Guanambi, a prefeitura abriu licitação para realizar uma nova concessão para exploração do serviço no local. Também estão sendo adquiridos equipamentos de iluminação, que darão mais segurança para operação de voos noturnos.