Aeroporto de Guanambi teve novo recorde de movimento em julho

Foto: Roberto Oliveira

O movimento no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha cresceu pelo sexto mês consecutivo. Durante julho, mês de férias escolares em muitas partes do país, foram realizados 3.517 embarques e desembarques, crescimento de 26% em relação ao mês de junho, quando 2.835 passageiros passaram pelo local.

Julho também foi o mês com maior número de pousos e decolagens, 81 no total. Além dos voos diários para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, operados pela Azul Linhas Aéreas, desde 25 de junho, a Azul Conecta, subsidiária da companhia para voos de integração da malha aérea, opera um voo semanal ligando Salvador a Belo Horizonte via Guanambi.

Desde 20 de setembro do ano passado, quando as operações foram iniciadas, até 31 de julho, foram realizados 22.760 embarques e desembarques no Aeroporto de Guanambi. Os dados são dos Indicadores do Mercado de Transporte Aéreo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados nesta terça-feira (30).

Ao todo, 1.781 passageiros viajaram de Guanambi para Belo Horizonte e 1.671 fizeram o trajeto inverso. A maior parte foi realizada pela Azul, em aeronaves ATR-72, de 70 lugares, cuja ocupação média foi de 80%.

Um total de 66 embarques e desembarques para o trecho ocorreu pela Azul Conecta.

Salvador

Até o fim de julho, foram realizados 11 pousos e decolagens na ligação de Guanambi para Salvador, e 69 passageiros embarcaram nos dois sentidos. Considerando que a operação ocorre em aviões Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros, a taxa de ocupação foi de 70%.

Foram 40 desembarques vindos da capital e 29 embarques no trecho inverso. Também foram realizados 62 embarques e desembarques para Belo Horizonte e quatro embarques para Montes Claros.

A princípio, não haveria ligação com a cidade do Norte de Minas Gerais, no entanto, por conta das dificuldades de abastecimento no Aeroporto de Guanambi, a companhia incluiu uma escala para realizar o reabastecimento e colou à venda as passagens de Montes Claros para Guanambi.

Abastecimento

Diante da necessidade de modernizar o sistema de abastecimento de aviões no Aeroporto de Guanambi, a prefeitura abriu licitação para realizar uma nova concessão para exploração do serviço no local. Também estão sendo adquiridos equipamentos de iluminação, que darão mais segurança para operação de voos noturnos.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile