Guarda Civil de Salvador ganha WhatsApp para denúncias

Guarda Civil de Salvador ganha WhatsApp para denúncias
Reprodução

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, agora, está com um número de WhatsApp exclusivo  para denúncias via aplicativo. O objetivo é coibir furtos e receptação de fios e cabos de energia e telefonia, bem como atos que atentem contra o patrimônio público.

A iniciativa busca facilitar e incentivar as denúncias contra esse tipo de crime, que tem causado grandes prejuízos aos cofres públicos do município. A denúncia pode ser realizada de forma anônima, com a garantia de preservação da identidade do denunciante.

De acordo com o Inspetor-Geral da GCM, Marcelo Silva, o órgão busca o apoio da população no combate ao crime, pois mesmo realizando rondas preventivas em toda a cidade, é impossível estar em todos os espaços públicos ao mesmo tempo. Com isso, a participação do cidadão é essencial no combate ao vandalismo e roubos de cabos e fios.

WhatsApp da Guarda Civil de Salvador
Reprodução

De acordo com dados divulgados pela Guarda Civil do município de Salvador, nos primeiros sete meses de 2022, foram registradas 41 ocorrências relacionadas a esses tipos de crimes, sendo 02 pichações, 02 vandalismos, 22 furtos/roubos de fios e 15 depredações ao patrimônio público.

Essas ocorrências foram registradas em diferentes bairros da cidade, a saber: Fazenda Grande do Retiro, Canela, Campinas de Pirajá, Barris, Canabrava, Liberdade, Graça, Pau Miúdo, Itaigara, Cabula, Parque Bela Vista, Pituba e Armação.

Ao ser flagrado cometendo o ilícito, o suspeito é encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial irá tipificar o crime, podendo ser tomado como base o Art. 265, do código penal, e com pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, ou, até mesmo, pode ocorrer o enquadramento como roubo ou furto.

Na semana passada, a prefeitura de Salvador divulgou que as ações de vandalismo ligadas à iluminação pública já renderam mais de R$ 750 mil em prejuízos.

As denúncias devem ser realizadas através do aplicativo WhatsApp 71 99623-4955 na forma de mensagem escrita ou áudios de até 30 segundos acompanhadas de vídeos e/ou fotos, não serão aceitas ligações. Após resposta automática, será atendido pela equipe da Central de Operações da GCMS, onde a denúncia recebida será analisada e encaminhada aos responsáveis.

A Guarda Civil Municipal ressalta que fazer a comunicação de um crime que não ocorreu, gerando a atuação de uma autoridade no intuito de investigar o falso crime, pode gerar responsabilização por falsa comunicação de crime, previsto no artigo 340 do Código Penal, sujeito a uma pena de até 6 meses de detenção e multa.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile